Obra em minitrecho vai começar

Nos próximos dias começa a construção de um minitrecho leste do Rodoanel, na Grande São Paulo. Será uma ligação direta entre o Trecho Sul do anel viário, que termina em Mauá, com a Avenida dos Estados, na região do ABC, a Avenida Jacu Pêssego, na Zona Leste da Capital, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos. 

O corredor fará as vezes do verdadeiro Trecho Leste, enquanto ele não é construído. Serão 16,2 quilômetros de extensão divididos em três segmentos, segundo a Dersa. Facilitará o acesso para o Porto de Santos, ao Aeroporto de Guarulhos, às rodovias que desembocam nos Trechos Oeste e Sul do Rodoanel e às rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna. 

O corredor é formado por 9,8 quilômetros entre as avenidas Jacu Pêssego e Ragueb Chofi, na Zona Leste, e a Avenida Papa João 23, em Mauá. Mais 3,3 quilômetros da duplicação da Avenida Papa João 23, onde desemboca o Trecho Sul do Rodoanel; além da interligação da Papa João 23 com a Avenida dos Estados, divisa entre Santo André e Mauá. 

O prolongamento da Jacu Pêssego havia sido iniciado pela então prefeita Marta Suplicy e acabou paralisado por José Serra. Depois, teve um primeiro trecho concluído e já em operação e agora o restante do projeto é retomado. As obras são orçadas em R$ 1,5 milhão. 

De acordo com a Dersa, empresa ligada à Secretaria de Estado dos Transportes e responsável pelas obras, o objetivo é concluir as pistas do Trecho Leste em setembro de 2010. Sem o Complexo Jacu Pêssego, bairros de Mauá e Santo André passariam a contar com excesso de tráfego pesado de caminhões originado pelo início de operação do Trecho Sul do Rodoanel, no final do ano. 

PASSAGEM DE NÍVEL 

A ligação com a Avenida dos Estados deve acabar com a passagem de nível em Capuava, em Santo André, gargalo no tráfego que ainda fica parado durante o acionamento de cancela no cruzamento da linha férrea da CPTM. 

A falta dessa ligação isolaria o acesso de grande parte da região do ABC ao Trecho Sul do anel viário, já que a Avenida dos Estados é uma via de grande escoamento de cargas entre o aeroporto, em Guarulhos, e o Porto de Santos. Sem o acesso, todo o fluxo da avenida em direção ao Rodoanel cairia no Bairro de Capuava, área que já enfrenta trânsito intenso. 

Estimativa do Consórcio Intermunicipal do ABC, que reúne as prefeituras da sete cidades da região, é que passem por dia nesse trecho cerca de 200 mil veículos. 

Autor: Assessoria de Comunicação Social