O Brasil se movimenta sobre as rodas de um caminhão”

Para não deixar a discussão sobre logística cair no esquecimento, PortoGente traz mais uma entrevista exclusiva com um especialista no assunto. E desta vez, quem fala é o gerente da Área de Logística e Gestão da Produção do Senai/Cimatec da Bahia, Leonardo Sanches de Carvalho. 

Nesta primeira parte da reportagem, ele mostra ao internauta que o Brasil precisa mudar conceitos sobre infraestrutura, uma tarefa muito mais árdua do que se imagina. “Hoje, o Brasil é um país que se movimenta sobre as rodas de um caminhão”, sentencia. A segunda parte da conversa vai ao ar na sexta-feira (12).PortoGente – Hoje ainda é difícil se discutir logística no Brasil? 

Leonardo Carvalho – Nos últimos 10 anos as discussões se intensificaram. Maior atenção foi dispensada ao tema, formaram-se especialistas no assunto, enfim, tornou-se assunto de pauta nas questões estratégicas. Isso tudo converge para uma maior facilidade e acessibilidade para os debates, principalmente, os mais polêmicos acerca dos potenciais logísticos do Brasil. Porém, acho que ainda existem dificuldades na busca de soluções para a infraestrutura logística, por conta dos altos investimentos que são necessários serem aportados. 

PortoGente – Na sala de aula, os estudantes de hoje são preparados para debater o assunto amanhã? 

Leonardo Carvalho – Sim. A grande exploração dos temas relacionados à logística fomentou o surgimento de uma infinidade de cursos, algo que começou com cursos de especialização e que cresceu tanto a ponto de termos no País cursos específicos de graduação. Todo esse movimento propicia cada vez mais o aprimoramento dos profissionais de logística, melhor preparados para os desafios do segmento. 

PortoGente – Mas só isso não basta, não é mesmo? 

Leonardo Carvalho – Exatamente. Cabe ressaltar que se trata de uma área em constante evolução e fortemente impactada pelos avanços tecnológicos. Logo, seus profissionais necessitam de um contínuo aperfeiçoamento para se manter atualizados e com um perfil de vanguarda que os possibilite debater com alto nível crítico os importantes temas da logística. 

PortoGente – Como eliminar o acúmulo de caminhões nas estradas? 

Leonardo Carvalho – Esse é um dos grandes entraves logísticos do país. Remonta à época do famoso jargão que dizia que “progredir é construir estradas”, porém haveria a necessidade de entender a palavra “estradas” num sentido mais amplo que não apenas referenciasse às rodovias, mas também às ferrovias, aos portos e aos aeroportos. Afinal, 60% dos transportes de carga do Brasil são feitos utilizando-se o modal rodoviário e esse dado traz consigo uma série de implicações como: elevação do custo de transporte, problemas de conservação das rodovias, redução dos níveis de serviço, entre outros. Trata-se de uma questão conjuntural. 

PortoGente – Como assim? 

Leonardo Carvalho – Infelizmente, o Brasil é um país que se movimenta sobre as rodas de um caminhão. Não existe mágica que mude esse cenário num curto espaço de tempo. Há que se valer de medidas de longo prazo e com volumosos investimentos em infraestrutura logística para se buscar soluções de transporte e distribuição baseadas em operações multimodais, fomentar construção de novos e estratégicos trechos de ferrovias, além da intensificação e melhorias na cabotagem. 

PortoGente – O Governo Federal não tenta fazer isso? 

Leonardo Carvalho – Nesse aspecto percebe-se que o Estado vem dando especial atenção ao desenvolvimento das ações estruturantes previstas no PAC, porém, percebe-se um desencontro entre a velocidade das intervenções do PAC e as urgentes necessidades e carências logísticas do Brasil.

Autor: PortoGente