Nova ponte estaiada ainda é estudada

O projeto para construção da ponte estaiada que ligará Santos a Guarujá ­- orçado em cerca de R$ 500 milhões – permanece na fase de consultas, segundo o secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce, que acompanhou ontem o governador José Serra, em São Vicente. 

“O projeto básico será definido e executado (a empresa que vai fazer, ainda será contratada) e envolverá questões técnicas, inclusive sobre qual será a altura da ponte e onde ela terá início e saída, nos dois municípios”. 

Ainda conforme Arce, além das prefeituras de Santos e Guarujá, “a Marinha, o Ibama, Codesp e outros órgãos envolvidos e pertinentes precisarão ser consultados, além da própria população por meio de audiências públicas”. 

IMIGRANTES 

Já com relação à construção de três viadutos e três passagens de nível, em um trecho urbano de 1.800 metros da Rodovia dos Imigrantes, em São Vicente, questões burocráticas atrasam o programa. Isso porque, apesar de o convênio já estar assinado, entre o Estado e a Prefeitura, o edital do documento ainda nem foi publicado no Diário Oficial do Estado.
Isto significa que nada pode ser feito, por enquanto. “O edital do convênio não saiu ainda porque o recurso de R$ 55 milhões não foi disponibilizado. Estamos correndo atrás disso”, argumentou o secretário de Transportes. 

Até agora, em termos práticos, a Prefeitura ­ que será a responsável pelo projeto executivo e pela obra ­ tem um pré-projeto.
Além do governador e, também estiveram na inauguração deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e secretários de cidades da região, além de autoridades das polícias militar, rodoviária e civil.

Autor: A Tribuna