Governo digital: congresso discute a importância para o cidadão

O Instituto de Engenharia participou ontem (8/6)  da abertura do 15° Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública – Conip 2009. É a mais importante semana de Governo Eletrônico do país, em que especialistas das universidades, governo e setor privado compartilham suas idéias sobre inovação e compartilhamento de experiências nesta área.

O tema principal do congresso é “A inovação tecnológica como vetor de superação da crise”, com a discussão sobre o papel fundamental que a tecnologia tem para o desenvolvimento econômico e a participação governamental neste tema.

Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas o secretário de Desburocratização, Rodrigo Garcia e o presidente da Prodam, João Octaviano Machado Neto.

O organizador da Conip, Wagner Diniz, falou que a realidade do governo eletrônico não é a desejada. “A população não usa como deveria. O trabalho da Conip é estreitar o relacionamento com o cidadão, para garantir o fortalecimento do governo”.

Em seu discurso, Garcia disse que a população beneficiou-se das ferramentas oferecidas pela tecnologia. “Mas ainda há um longo caminho a percorrer. A prefeitura está em constante esforço para oferecer um serviço de qualidade pela internet”.

Aluizio de Barros Fagundes, presidente do Instituto de Engenharia, aproveitou a oportunidade para lançar o prêmio Cidade Digital. “Nossa proposta é reconhecer publicamente e homenagear, durante o CONIP 2010, aquelas Cidades ou Estados que estejam desenvolvendo iniciativas de construir e manter uma rede física e digital de acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, bem como desenvolvendo novos serviços para o cidadão disponibilizados por meio dessa rede”.

12º Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública – Santa Catarina foi homenageado como o Estado de destaque, no quesito governo eletrônico. Foram mostradas as experiências de governo 2.0: blog, twitter e flickr, ações relativas à transparência pública, caso real de governo interativo e o pioneirismo com a urna digital.

Para esta edição, estavam inscritos 132 trabalhos de todo o Brasil, concorrendo em duas modalidades: iniciativas de sucesso e projetos. Cada um deles concorre em uma categoria: administração pública eficiente e eficaz: aplicações internas e aplicações voltadas para o cidadão e inovação tecnológica.

Autor: Viviane Nunes