Victor de Mello é homenageado

O Instituto de Engenharia e o Comitê Brasileiro de Barragens prestaram, na noite de 7 de maio, uma homenagem ao engenheiro Victor Froilano Bachmann de Mello, um dos mais respeitados especialistas em barragens do mundo. 

Professor Victor de Mello nasceu em Goa, colônia portuguesa na Índia, na década de 20. Cedo revelou talento para a Engenharia, e foi enviado ao MIT (Massachusetts Institute of Technology), em Boston, EUA, onde se graduou Engenheiro Civil e fez o doutorado em engenharia de solos. Ele morreu em 1 de janeiro deste ano, vítima de infarto. 

Ao iniciar a cerimônia, o presidente do Instituto de Engenharia, Aluizio de Barros Fagundes, agradeceu a presença de todos e citou seus tempos de faculdade, quando foi aluno do Prof. Victor de Mello na Escola de Engenharia de São Carlos – USP. Também mostrou as apostilas usadas em aulas. “Além de assistir as aulas, essa apostilas foram utilizadas largo tempo para consulta durante o exercício da profissão.” 

Em seguida o presidente do Comitê Brasileiro de Barragens, Edilberto Maurer, firmou que, antes de conhecê-lo, já havia visto o nome dele em livros, documentos, apostilas e que seu primeiro contato com o professor aconteceu quando trabalhava na Copel. “Além de excepcional técnico e profissional, era uma pessoa muito agradável de se conviver, muito alegre.” 

Prosseguindo a homenagem, os engenheiros José Eduardo Moreira, Joaquim Franco, Clovis Leme, Fabio de Genaro Castro e Paulo Cruz e o geólogo Georg Sadowiski falaram da honra em tê-lo conhecido e de suas brilhantes obras como barrageiro. 

Ao final Maria Aparecida de Mello e Luiz Guilherme de Mello, esposa e filho, respectivamente proferiram algumas palavras. Muito emocionada, Maria Aparecida comentou que, ao longo da carreira, Victor de Mello foi um amante da engenharia. Falou dos momentos do professor no seio da família e a luta do engenheiro nos últimos anos de vida. “Ele era intenso e sabia viver intensamente.” Terminou com uma gravação, em inglês, interpretada pelo professor. 

Luiz Guilherme disse que o projeto inacabado do livro de Victor de Mello estará no site www.victorfbdemello.com.br dentro de um mês e agradeceu a homenagem. “Gostaria de agradecer o carinho de vocês.” 

A harpista Angelica Vianna fez a abertura e o encerramento do evento.

Autor: Fernanda Nagatomi