Impactos das mudanças climáticas na construção serão debatidos em 6 de maio

O SindusCon-SP, por meio de seu Comitê de Meio Ambiente (Comasp), promoverá em 6 de maio, das 13h30 às 18h30, em sua sede (r. Dona Veridiana 55, São Paulo), o Seminário sobre Mudanças Climáticas. As metas são: divulgar o panorama das mudanças climáticas e seus impactos sob os aspectos econômicos, políticas públicas e aplicações na construção civil; incentivar a discussão com construtoras, órgãos públicos, pesquisadores e projetistas; e buscar soluções que irão interferir no ambiente construído. 

O evento será aberto pelo presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, e pelo vice-presidente de Meio Ambiente, Francisco Vasconcellos. “O seminário objetiva trazer informação e gerar massa crítica no setor, a exemplo do que já estamos fazendo em questões como eficiência energética, aquecimento solar e destinação dos resíduos da construção”, afirma Vasconcellos. 

As mudanças climáticas e seus impactos nas cidades serão apresentados por Sergio Besserman, professor do Departamento de Economia da PUC-RJ, ambientalista e economista, comentarista de sustentabilidade da Globonews e de cidade da rádio CBN. Ele foi diretor de planejamento do BNDES, presidente do IBGE e do Instituto Pereira Passos. 

As políticas públicas e a importância da construção civil serão analisadas por Rachel Biderman, professora e coordenadora de Sustentabilidade Global e Consumo Sustentável do GV Ces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas), que apóia o evento. Especialista em mudanças climáticas globais, ela integra a equipe do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, e é uma das fundadoras da ONG Observatório do Clima. 

Inventários de emissão de gases de efeito estufa e seus indicadores hoje são requisitos para as os relatórios socioambientais das empresas. Metodologias para medição e compensação serão apresentadas no seminário. Também estão convidados, entre outros, o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge; o vereador Gilberto Natalini, coordenador do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente da Câmara; o e ex-deputado federal e consultor na área ambiental, Fábio Feldmann. 

A realização do seminário ocorre depois de a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) ter escolhido o SindusCon-SP para liderar o processo de acompanhamento das ações relativas às mudanças climáticas e seus desdobramentos na construção. Desta forma, o sindicato será o principal interlocutor das diferentes esferas de governo nas discussões e na elaboração de normas e legislações sobre o tema.

Autor: Sinduscon