Começa o seminário ‘Rios de São Paulo’

O seminário “Rios de São Paulo”, que vai buscar ações para despoluir rios e debater projetos ambientais, começou pouco antes das 9h30 desta terça-feira (14). O evento, que está sendo realizado no Anfiteatro da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), na Zona Oeste da capital paulista, reúne autoridades da administração pública e especialistas em projetos ambientais. (Acompanhe ao vivo pelo site do G1).

O seminário é organizado pelo Globo Universidade – projeto da Rede Globo que investe no intercâmbio permanente de ideias, atividades e tecnologias com universidades do Brasil e do exterior.

Entre as autoridades presentes estão o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM).

O apresentador da TV Globo Carlos Tramontina afirmou que o objetivo do evento é “mostrar para as pessoas que projetos ambientais arrojados podem ser viabilizados”.

“Há tempos nós vínhamos discutindo a possibilidade de tratar os nossos rios de forma mais intensa e propor uma grande discussão a respeito da situação atual e do futuro”, afirmou Tramontina.

Dos debates, podem surgir projetos concretos que ajudem a despoluir os rios Tietê e Pinheiros, os mais famosos e poluídos de São Paulo. Só no Rio Tietê, por dia, são despejados 1,6 bilhão de litros de esgoto e 100 toneladas de lixo.

Entre os palestrantes convidados está In-Keun Lee, do Departamento de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de Seul, na Coreia do Sul. No país asiático, um amplo projeto com investimentos do governo conseguiu despoluir o córrego Cheonggyecheon. As ações duraram quatro anos e, para que a ideia saísse do papel, foi preciso demolir uma via expressa pela qual passavam 700 mil carros por dia.

Também serão palestrantes Dilma Pena, secretária estadual de Saneamento e Energia de São Paulo, e os professores Mario Tadeu Leme de Barros, da Poli/ USP, e Carlos Eduardo Morelli Tucci, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Além do seminário, uma série de reportagens exibidas no SPTV tem levantado a discussão sobre a recuperação das águas fluviais em São Paulo. Saiba mais no blog http://especiais.sptv.globo.com/riosdesp/.

Autor: G1