Novo trem do Metrô de SP entra em operação

No último fim de semana, o governo de São Paulo entregou o novo trem do Metrô (foto, Milton Michida). Com capacidade para transportar 2 mil passageiros, ele é o primeiro de 47 novas composições que entrarão em circulação até 2010 como parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano. 

Expansão – De acordo com o Metrô, outros 15 trens novos serão incorporados à Linha 2-Verde ao longo dos próximos oito meses. O investimento total no lote para a linha, que faz o trajeto entre Vila Madalena e Alto do Ipiranga, é de R$ 499 milhões (R$ 31,2 milhões por unidade). 

O trem entregue no último fim de semana dispõe de novos recursos como ar condicionado em todos os vagões; portas mais largas, aumentadas de 1,3 para 1,6 metros para facilitar o embarque e desembarque; quatro câmeras de segurança internas e uma externa para monitorar a operação; som digital; freios anti-deslizantes e antiderrapantes; equipamentos auxiliares e extintores de incêndio embaixo dos bancos; além de nível de ruído reduzido com as novas janelas. 

A composição também possui um sistema de detecção de fumaça e conta com dispositivos para minimizar impactos, como duplo sistema de amortecimento. O pega-mão, localizado próximo às portas, tem pintura fluorescente para casos de queda de energia. 

A acessibilidade não foi esquecida. Para auxiliar pessoas com deficiência auditiva, um “mapa dinâmico” acima das portas centrais indica, por meio de sinais luminosos, a localização do trem. No primeiro vagão, onde é realizado o embarque preferencial, há comunicação em Braille para deficientes visuais. 

Além dos assentos preferenciais para gestantes, idosos e passageiros com mobilidade reduzida, o trem tem um banco para obesos, com espaço equivalente ao de dois assentos comuns. 

Os novos trens são mais eficientes e têm menor custo de manutenção, segundo o Metrô. Possuem motores de tração em corrente alternada que possibilita economia de energia, com regeneração energética até 30% superior a de trens convencionais. A nova tecnologia também aumenta a interface do operador com a máquina graças a um dispositivo digital que monitora todos os equipamentos. O trem chama atenção pelo design externo, agora mais limpo e com a nova comunicação visual nas cores da Linha 2-Verde.

Autor: Canal do Transporte