Evento discutirá oportunidades na reciclagem de resíduos

Especialistas do Brasil e do exterior se reunião em
São Paulo para discutir tecnologias de reciclagem de resíduos.

De 2 a 4 de dezembro, será realizada em São Paulo, a Conferência Internacional RILEM sobre Processo de Reciclagem no Ambiente Construído (Recycle 2009), cujas inscrições já encontram-se abertas. Promovido pela União Internacional de Laboratórios e Especialistas em Materiais, Sistemas e Estruturas de Construção (RILEM, na sigla em inglês), pela Escola Politécnica da USP e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o evento tem como objetivo discutir os desafios e as oportunidades no mercado de reciclagem, tanto de resíduos do segmento da construção civil como de indústrias de outros setores. 

O reaproveitamento de resíduos da construção civil e demolição (RCD) será um dos assuntos de destaque no evento, já que este setor é responsável por 50% de todo o resíduo urbano e por 40% da extração de recursos minerais. “Reduzir a pressão sobre o consumo de recursos naturais é imprescindível para o desenvolvimento sustentável, e para que isso ocorra é necessário ampliar ao máximo o uso de resíduos reciclados”, afirma um dos coordenadores do evento, o professor Vanderley John, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica. Para ajudar 

Oportunidades de mercado – Segundo John, há várias oportunidades de mercado com o uso de resíduos reciclados. “Resíduos da construção civil já podem ser usados, com qualidade, na produção de blocos de concreto, de componentes de cimento pré-moldado e de agregados”, conta. “Já existem técnicas de reciclagem para resíduos que nem se imaginava reaproveitar, a exemplo da areia que é usada nos moldes de fundição da indústria siderúrgica”, acrescenta John. Ele lembra que o uso de resíduos reciclados será cada vez mais necessário, tendo em vista a tendência de aumento dos custos de transporte envolvidos na extração de matérias primas. 

Além de profissionais das indústrias e do setor da construção civil, o evento também é voltado para engenheiros de prefeituras que lidam com resíduos urbanos. “Será uma oportunidade única para esses profissionais conhecerem o estado da arte na área”, afirma John. Atualmente, a maioria dos municípios brasileiros utiliza tecnologias inadequadas na reciclagem de resíduos, o que geralmente implica desperdício de recursos. 

“Na Conferência RILEM eles conhecerão desde tecnologias simples e baratas até métodos de reciclagem sofisticados, obtendo com isso um parâmetro confiável para escolher o método mais adequado às suas necessidades”, finaliza. 

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas pelo site: 

http://www.recycle2009.org/index.html.

Autor: Assessoria de imprensa