Camargo Corrêa entrega obras de barragem venezuelana

A construtora Camargo Corrêa finalizou as obras de reconstrução da barragem da represa de El Guapo, a 150 quilômetros de Caracas (Venezuela). A barragem restabelecerá o abastecimento de água para mais de 400 mil habitantes na região do Estado de Miranda, próximo à capital. 

Uma temporada de chuvas intensas em dezembro de 1999 rompeu partes da barragem e o vertedouro de El Guapo. O incidente comprometeu o abastecimento de água potável para diversas cidades do Estado, uma vez que o sistema vinha operando com apenas 20% de sua capacidade em razão do problema. 

A Camargo Corrêa empregou concreto compactado a rolo (CCR) para reconstruir a obra. Para a sua conclusão, foram escavados mais de 750 mil m³ no terreno e utilizados mais de 1 milhão de sacos de cimento. O custo da reconstrução foi de US$ 110 milhões e gerou mais de 1.500 postos de trabalho diretos e 4.500 indiretos. 

O governo venezuelano pretende implementar grandes projetos nos próximos anos, especialmente nas áreas de abastecimento de água, energia, petróleo e gás. Segundo César Gazoni, diretor comercial da Camargo Corrêa para a América Latina, “a Venezuela está investindo pesado na infra-estrutura do país e a construtora está atenta ao processo”.

Autor: PINIWeb