Produção mundial de aço caiu 1,2%e retração no Brasil foi de 0,2%

A produção global de aço bruto caiu 1,2% em 2008, para 1,33 bilhão de toneladas. Já a produção brasileira de aço bruto caiu 0,2% em 2008, passando de 33,8 milhões de toneladas para 33,7 milhões de toneladas, de acordo com dados divulgados ontem pela Associação Mundial de Aço (Worldsteel Association).

A queda se concentrou nos últimos meses do ano, quando a crise mundial comprometeu a demanda pelo insumo.

De acordo com os dados da entidade, a produção mundial registrou queda de 3,9% em dezembro ante novembro, para 84,41 milhões de toneladas, o menor nível de 2008.

Já na comparação de dezembro com igual mês de 2007, a queda foi de 24,3%. Essa taxa, de acordo com analistas foi mais que o dobro da maior queda mensal de que temos registros.

A produção de aço bruto em 2008 caiu em quase todos os principais países e regiões produtoras, incluindo União Europeia, América do Norte, América do Sul e Comunidade de Estados Independentes (CEI). Ásia e Oriente Médio, ao contrário, registraram expansão.

Brasil

A produção mensal recorde das usinas brasileiras foi atingida durante o mês de julho, Alcançando 3,198 milhões de toneladas. Desde então, as principais usinas brasileiras – como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Usiminas, a Gerdau e também a ArcelorMittal – anunciaram grandes cortes de produção na tentativa de evitar a formação de estoques e a queda dos preços.

Durante o mês de dezembro, a produção nacional foi de 1,646 milhão de toneladas, recuo de 29% em comparação com novembro, quando a produção somou 2,324 milhões de toneladas. A retração da indústria siderúrgica nacional começou a se acentuar a partir do mês de outubro, quando a produção somou 2,897 milhões de toneladas, recuo de 3% em comparação com o mês anterior. Já durante o mês de novembro, o volume caiu 19%

China

A China tornou-se o primeiro país do mundo a produzir mais de 500 milhões de toneladas em um ano. Ontem, o departamento de estatísticas do país informou que em 2008 foram fabricadas 500,48 milhões de toneladas da commodity.

De acordo com a associação, a fatia do país na produção de aço global subiu de 36% em 2007 para 38% no ano passado.

A associação representa cerca de 180 siderúrgicas que respondem por 85% da produção mundial de aço.

Autor: DCI