Governo de SP anuncia edital do Expresso Aeroporto para dezembro

O governo de São Paulo anunciou nesta semana que deve lançar o edital de licitação do Expresso Aeroporto no próximo mês de dezembro. Trata-se da linha de trem rápido entre o bairro da Luz na Capital e o Aeroporto Internacional de Cumbica/Guarulhos, na Grande São Paulo. 

Projeto – De acordo com o governador do estado, José Serra, a licitação do Expresso Aeroporto incluirá o projeto executivo e as obras. Após o processo concluído, a expectativa é que em seis meses o vencedor da licitação possa assinar o contrato com o governo estadual. 

A concessão para explorar o serviço será de 35 anos, dos quais três para concluir as obras e colocá-lo em funcionamento. Vence o processo a empresa que apresentar a menor tarifa, cujo teto foi fixado em R$ 28,00, valor que representa cerca de 1/3 do cobrado pelos táxis para o mesmo percurso. As tarifas serão reajustadas anualmente com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). 

O Expresso ligará o centro de São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Será implementada uma nova via de 28,3 quilômetros de extensão. 

A estação central, que ficará em uma área entre as atuais estações Luz e Julio Prestes, funcionará como terminal aeroportuário com plataformas exclusivas e balcões das companhias aéreas, podendo realizar “check-in” de passageiros com entrega de cartão de embarque e despacho de bagagem. O projeto prevê ainda escadas e esteiras rolantes, amplos estacionamento, shopping Center e remessa de encomendas. 

O tempo de viagem é estimado em 20 minutos e a velocidade máxima do trem deverá ser de, no mínimo, 120 km/h. Estima-se, no início da operação, o número médio de 19 mil usuários/dia – entre viajantes, acompanhantes e funcionários. Esse número poderá chegar a 42 mil com a expansão do aeroporto de Guarulhos. 

O intervalo entre os trens, com ar-condicionado e compartimentos especiais para bagagens, inicialmente será de 15 minutos, com redução para 12 minutos ao longo do período de concessão. Esse tempo poderá chegar a dez minutos, na plenitude do sistema. 

Nas contas do governo, considerando os tempos gastos nos deslocamentos, o Expresso Aeroporto resultará em economia de R$ 71 milhões/ano. Estudos da Secretaria de Transportes Metropolitanos apontam 100 ônibus a menos por dia na marginal do Tietê e redução de até 20 mil carros na mesma via com o empreendimento. 

De acordo com o projeto de referência desenvolvido pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, a linha terá capacidade para atender a demanda diária inicial de mais de 100 mil usuários, ao longo de 20,8 quilômetros. *As informações são do governo do estado de São Paulo e da CPTM.

Autor: Canal do Transporte