Ozires Silva e Carlos Buechler recebem graduação máxima da SAE International

Ozires Silva

Os engenheiros Ozires Silva e Carlos Buechler foram nomeados como associados SAE Fellow, a graduação máxima concedida pela SAE International, uma das principais fontes de normas e padrões relativos aos setores automotivo e espacial, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 85 mil profissionais associados, espalhados por 93 países. Com sede nos Estados Unidos, a entidade centenária foi fundada por grandes líderes do setor, como Henry Ford, Thomas Edison e Orville Wright.

Esta é a segunda vez que engenheiros brasileiros ingressam na categoria SAE Fellow, criada em 1975 e oferecida anualmente a um seleto grupo de associados de todo o mundo que desempenharam importante papel para a comunidade da mobilidade, por meio da liderança em pesquisas, inovações ou criatividade. Em 2007, o engenheiro Luc de Ferran foi o primeiro brasileiro a ingressar na lista de associados SAE Fellow.

Considerado um dos maiores especialistas do setor aéreo no Brasil, Ozires se destaca pela contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica do País. Como diretor do departamento de Aeronaves do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – ITA/CTA-MAer, Ozires deu início ao projeto de construção do Bandeirante, para passageiros. Também liderou, em 1970, o grupo criador da Embraer, dirigindo-a até 1986. Depois, Ozires presidiu a Petrobras, assumiu o Ministério da Infra-Estrutura e retornou à Embraer, onde atuou na privatização e internacionalização da empresa. Presidiu a Varig por três anos e hoje integra associações de classe e conselhos, como o Conselho Consultivo Sênior da SAE BRASIL.

Carlos Buechler – o engenheiro atuou cerca de 40 anos na General Motors, onde participou de programas de produtos, aprimoramentos de infra-estrutura, competências e capacitações do grupo de Engenharia de Produtos da General Motors Brasil. Na área de motores, participou de todos os programas deste período, desde a nacionalização do motor 6 cilindros original da Chevrolet, de 4.3 litros (261), passando pelos motores das linhas Opala, comerciais e caminhões; até motores do Chevette; das linhas Monza e Corsa e outros motores totalmente desenvolvidos no Brasil.

Já na área de veículos, Carlos Buechler participou do desenvolvimento de várias versões de linhas Opala, Chevette, Monza, Kadett, Corsa (2 gerações), Omega, Vectra (2 gerações), Astra, Zafira, comerciais e caminhões, além dos modelos S-10 e Blazer.

Em termos de aprimoramento de infra-estrutura e capacitação da Engenharia de Produtos da GMB, Carlos Buechler liderou e participou de várias expansões do complexo de pistas e laboratórios do Campo de Provas da Cruz Alta, e da modernização e ampliação do Centro Tecnológico em São Caetano. Aposentou-se em 2002, quando ocupava o cargo de diretor executivo de Engenharia de Produtos da montadora. Carlos Buechler participou ativamente da criação da SAE BRASIL no País, onde presidiu o segundo Congresso da entidade, em 1993. Atualmente, Buechler integra o Conselho Consultivo Sênior da SAE BRASIL.

A nomeação como SAE Fellow é concedida pela SAE International a cerca de 25 profissionais associados em todo o mundo a cada ano. A entrega dos certificados a Ozires Silva e Carlos Buechler ocorrerá no SAE Awards Ceremony, durante o SAE World Congress and Exposition, que será realizado em abril de 2009, em Detroit, Estados Unidos.

Autor: Assessoria de imprensa