Estudantes de engenharia constroem carros tipo Fórmula para competir em Americana

Estudantes de engenharia de quatro Estados brasileiros, além do Distrito Federal, finalizam os carros, tipo Fórmula, para disputar a V Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, que será realizada de 7 a 9 de novembro, no Campo de Provas da Goodyear (rodovia Anhanguera, km 128), em Americana, São Paulo. 

Estão inscritas na competição 15 equipes, formadas por cerca de 250 universitários, que projetaram, construíram e agora testam os carros de corrida, com motor quatro tempos e cilindrada máxima de 610 cm³, de acordo com o regulamento definido pela SAE BRASIL.

Durante a competição, os carros serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade, desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica) até a viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto). Os veículos também enfrentarão provas dinâmicas, como prova de aceleração, frenagem, manobrabilidade, consumo de combustível e desempenho em pista.

Ao final da competição, as duas equipes que alcançarem a melhor pontuação poderão representar o Brasil em duas competições realizadas pela SAE International nos Estados Unidos, em 2009 e com equipes de vários países.

Estão inscritas na competição equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal. De São Paulo, participam alunos do Centro Universitário da FEI, Escola de Engenharia de São Carlos da USP, Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), Universidade Paulista (Unip), Instituto Mauá de Tecnologia e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além das estreantes Associação Limeirense de Educação (ALIE), Unesp Guaratinguetá e Unip Sorocaba.

Minas Gerais será representado por uma equipe do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/MG), enquanto que o Rio de Janeiro, por estudantes do Cefet-RJ, Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Também participam pela primeira vez equipes da Faculdade de Tecnologia SENAI Cimatec da Bahia e da Universidade de Brasília. No total, a competição reunirá cerca de 250 estudantes de engenharia, além de professores orientadores.

Circuito internacional – os veículos Fórmula SAE surgiram na década de 70 e são projetados por estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International. 

Na modalidade, os motores 4-tempos têm cilindrada máxima de 610 cm³ e a construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição. A prova é realizada, também, nos Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Austrália. O Brasil passou a integrar o circuito em 2004, com a Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, ao reunir estudantes de sete instituições de ensino, paulistas e cariocas.

O objetivo é fomentar a especialização técnica da engenharia da mobilidade brasileira, em veículos de alta performance, já que os estudantes, ao participarem do programa, projetam, constroem e testam seus protótipos, os Fórmulas SAE, antes das competições. Durante todo o processo, os universitários desenvolvem habilidades e capacidades de resolução de problemas reais, com criatividade e competência administrativa, em que os custos do projeto têm de ser respeitados. Além disso, os carros devem apresentar alto desempenho em termos de aceleração, frenagem e dirigibilidade.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, ressalta a complexidade dos projetos de veículos fórmula como um dos principais desafios encarados pelos futuros engenheiros neste tipo de competição. “Construir um carro tipo fórmula é sempre um desafio, pois para se obter um veículo de alto desempenho é preciso dominar diversas tecnologias de ponta, não apenas na teoria, mas na prática. Por este motivo, os estudantes que participam da Fórmula SAE são altamente requisitados pelo mercado”, afirma Fistarol.

V Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS

São Paulo

Associação Limeirense de Educação (ALIE) – equipe Fórmula ISCA
Centro Universitário da FEI- equipe Fórmula FEI
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) – equipe Solid Edge EESC-USP
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe FSAE Unicamp
Universidade Paulista (Unip) Sorocaba – equipe Unip Racing
Universidade Paulista (UNIP) – equipe Fórmula Unip
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – equipe: V8
Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale
Instituto Mauá de Tecnologia – equipe Mauá Racing

Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Equipe Michelin Poli
Universidade Federal Fluminense – Equipe Buffalo FSAE
Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/RJ) – Equipe FSAE Cefet/RJ

Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/MG) – Equipe Atena

Bahia

Faculdade de Tecnologia SENAI Cimatec – Equipe Fast Track

Distrito Federal

Universidade de Brasília (Unb) – Equipe Apuama Racing

V Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS 

Data – 7 a 9 de novembro de 2008
Local – Campo de Prova da Goodyear (rodovia Anhanguera, km 128), Americana, São Paulo.

Autor: Assessoria de imprensa