Engenharia Mecatrônica é a nova opção de formação do Mackenzie

A Escola de Engenharia Mackenzie abriu suas inscrições para o Vestibular 2009 com uma novidade entre seus campos de formação. A partir do próximo ano, os vestibulandos aprovados no curso de Engenharia Mecânica poderão optar, do terceiro ano em diante, pela especialização na área de Engenharia Mecatrônica.

Aprovado pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) em junho, o Plano Pedagógico do curso de Mecatrônica do Mackenzie foi enviado para apreciação do CREA-SP este mês e será implantado no primeiro semestre de 2009. De acordo com o professor Dr. Antonio Gonçalves de Mello Jr., coordenador da área de Engenharia Mecânica do Mackenzie, tanto o nome quanto a base da grade curricular permanecem os mesmos. “O que muda é que, a partir do terceiro ano, o curso se desmembra em duas habilitações distintas: Engenharia Mecânica Plena e Engenharia Mecatrônica”, diz.

Segundo Mello, o objetivo é atribuir ao curso uma base sólida, com as mesmas disciplinas da Engenharia Mecânica, complementadas, a partir da 5ª etapa, por disciplinas da Engenharia Elétrica e da Engenharia de Computação. “O próprio plano pedagógico da Engenharia Mecânica foi reformulado em 2007, para melhor absorver o curso de Engenharia Mecatrônica”, lembra.

A idéia de implantar a nova habilitação, conta o professor, surgiu da necessidade de formar o aluno para atuar na automação dos controles de processos industriais exigidos pelo avanço da tecnologia de produção. “As habilidades desenvolvidas pelo engenheiro mecatrônico permitem uma grande penetração em indústrias modernas e globalizadas. Ele pode atuar em áreas como automação e controle, nanotecnologia, sistemas robóticos, aquisição de dados, dimensionamento de dispositivos mecânicos remotos e eletrônica industrial, entre outras”, afirma Mello.

Engenharia Mecânica Plena
De uma maneira geral, a formação em Engenharia Mecânica Plena engloba cinco grandes áreas, que cobrem de forma completa as diversas atividades que o futuro engenheiro mecânico exercerá na sua vida profissional: Projeto de Máquinas e Instalações, Térmica e Energia, Automação e Controle, Produção e Processos e Administração.

“O engenheiro mecânico está apto a se responsabilizar pelo planejamento, controle e programação da produção de máquinas, equipamentos e veículos e por projetos de dispositivos mecânicos e sistemas de obtenção de energia por meio de máquinas térmicas e hidráulicas”, explica Mello. “Além disso, o profissional sai do curso habilitado para a gestão tanto em áreas técnicas quanto em áreas industriais e de negócios”.

O professor lembra que, por sua concepção, a formação em Engenharia Mecânica Plena desenvolve habilidades para um vasto campo de trabalho, permitindo atuação nas mais variadas áreas, tanto na indústria quanto em outras empresas. “O profissional com essa habilitação atua na concepção de novos produtos mecânicos, na automação de sistemas, no desenvolvimento de linhas de produção e montagens industriais”, afirma Mello. 

Engenharia Mecatrônica
A Engenharia Mecatrônica, por sua vez, baseia-se na integração sinergética da Engenharia Mecânica com a eletrônica, para concepção e desenvolvimento de controles inteligentes computadorizados usados em projetos e manufatura de produtos e processos. “O Curso de Engenharia Mecatrônica forma o aluno com habilidade para pesquisar, extrair conclusões e propor soluções para problemas de engenharia mecatrônica, aplicando princípios científicos e conhecimentos tecnológicos e utilizando sua capacidade de sintetizar informações e desenvolver modelos para solução de problemas da área”, completa Mello. 

Histórico
O curso de Engenharia Mecatrônica surgiu na segunda metade do século passado, motivada pela necessidade do setor industrial de intensificar alguns processos, que garantissem qualidade aos produtos para sua aceitação nos diversos meios, sem a interferência do ser humano em sua elaboração. Essa iniciativa estendeu a utilização dos processos mecatrônicos para uma variedade de aplicações. Nos dias atuais, essas aplicações estão presentes nas máquinas de lavar roupa, aparelhos de fax, impressoras, máquinas ferramentas controladas por computador, veículos teleguiados, soldas automáticas, prospecção de petróleo, programas espaciais etc.

No Brasil, a introdução da Engenharia Mecatrônica remonta ao final da década de 1980. O curso foi criado há 18 anos, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Entretanto, muitas Universidades já contavam com cadeiras ligadas à automação e controle, que tornaram-se os fundamentos para a afirmação da Mecatrônica.
.

Autor: Assesoria de imprensa