Equipes da UFMG e USP São Carlos vencem X Competição SAE BRASIL AeroDesign

Competição de engenharia reuniu, entre os dias 16 e 19 de outubro, em São José dos Campos, SP, 69 equipes – sendo 61 do Brasil, 7 da Venezuela e 1 do México – de um total de 77 equipes inscritas


A equipe Uai Sô Fly, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi a campeã pela Classe Regular da X Competição SAE BRASIL AeroDesign, concluída neste domingo (19) na Pista de Táxi do Aeroporto do CTA, Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, SP. 

O avião, projetado e construído pela equipe, obteve 382,1 pontos na classificação geral, ao transportar 12,20 kg de carga útil. Na Classe Aberta, a equipe EESC USP Charlie, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), sagrou-se tricampeã na competição, ao carregar 19,33 kg e obter 259,7 pontos.

A competição começou no dia 16 e teve como segunda colocada, pela Classe Regular, a equipe Keep Flying, da Escola Politécnica da USP, com 375,5 pontos. Na mesma categoria, a terceira colocada foi a equipe paulista 100 Limites, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), seguida da equipe Cefast, do Centro Federal Tecnológico (Cefet) de Minas Gerais. A quinta colocada foi a equipe Poliaclive, da Poli-USP.

Na Classe Aberta, a vice-campeã foi a equipe Car-Kará Open, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com 157,8 pontos, seguida da equipe Canarinho Open, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Bauru.

Com este resultado as três equipes – Uai Sô Fly, EESC USP Charlie e Keep Flying – ganharam o direito de representar o Brasil durante a SAE Aerodesign East Competition, competição que reúne equipes da América do Norte e Europa, a ser realizada pela SAE International, em abril de 2009, nos Estados Unidos, onde o Brasil é tricampeão nas duas categorias.

Em clima de comemoração pela sua décima edição, a X Competição SAE BRASIL AeroDesign registrou o comparecimento de 69 equipes, entre 77 equipes inscritas, que representaram 15 estados brasileiros e o Distrito Federal. Das 69 equipes, sete eram da Venezuela e uma do México.

Autor: Assessoria de Imprensa