Cerimônia consolida homenagem aos pioneiros da Engenharia

Emoção é a palavra que resume a cerimônia de entrega das medalhas e diplomas aos 100 primeiros engenheiros nikkeis formados no Estado de São Paulo. Cerca de 600 pessoas entre homenageados, familiares, amigos e associados do Instituto de Engenharia compareceram à celebração no dia 18 de outubro. 

O quinteto Sol Nascente recepcionou os convidados com músicas japonesas tradicionais e, na abertura da solenidade, executou os hinos do Japão e do Brasil. Compuseram a mesa de honra o presidente do Instituto de Engenharia, Edemar de Souza Amorim; o diretor da Escola de Engenharia Mackenzie, Prof. Dr. Marcel Mendes; a presidente do Tribunal Regional da 3ª Região, Marli Ferreira; o prefeito de Mogi das Cruzes, Junji Abe; o deputado federal Walter Ihoshi, e o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo), Prof. Dr. Kokei Uehara. 

Em seu discurso, o Prof. Dr. Marcel Mendes, diretor da Escola de Engenharia Mackenzie,mencionou a chegada dos primeiros imigrantes no Brasil, a sua cultura e seus pensamentos. “Melhor que guardar dinheiro é ter um filho doutor.” Destacou a trajetória dos primeiros engenheiros nikkeis formados na década de 30 e de alguns notáveis. 

Kokei Uehara iniciou sua fala muito emocionado e se desculpou com a platéia. “Eu fui um puxador de enxada, por isso é uma emoção muito grande para mim.” 

Agradeceu os governos do Brasil e do Japão pela comemoração do centenário da imigração japonesa que, segundo ele, ultrapassou as fronteiras tendo sido noticiado no Le Monde, na BBC de Londres e na Al Jazeera. Disse que o Brasil é um país diferente. 

“Os imigrantes foram recebidos de braços abertos, apesar da diferença de cultura.” Enfatizou que a reunião desse dia era para relembrar os esforços de nossos avós, pais e irmãos. “O sacrifício dos velhos imigrantes não foi em vão, houve uma vitória que são os senhores.” 

O presidente do Instituto de Engenharia ressaltou a superação das dificuldades dos primeiros imigrantes e destacou alguns nomes como exemplos de sucesso.

 Afirmou que devido às constantes crises brasileiras atualmente, o fluxo foi invertido, e os descendentes tem tomado o caminho de volta “levando em sua bagagem um pouco do Brasil para o Japão e contribuindo para aproximar ainda mais os dois países”. 

“Para sorte dos brasileiros, os habitantes da Terra do Sol Nascente foram um dos principais responsáveis pelo alvorecer de uma nova nação, diferenciada, aberta, tolerante, acolhedora, batalhadora e com um grande futuro pela frente”, finalizou 

Em seguida, iniciou-se a cerimônia de entrega das medalhas e diplomas aos homenageados ou seus representantes. Todos os presentes se emocionaram e lágrimas desabrocharam dos olhos dos convidados. 

Ao final, discursaram Maçahico Tisaka, homenageado como o primeiro presidente nikkei do Instituto de Engenharia, e Paulo Soichi Nogami, um dos homenageados que externou sua emoção em nome de todos eles. 

Após a solenidade, um coquetel de confraternização foi servido.

Autor: Fernanda Nagatomi