Prefeitura de São Paulo expõe programa de urbanização de favelas

O Instituto de Engenharia promoveu em 16 de setembro a 11ª Mesa Redonda. O tema “Habitação de Interesse Social – Urbanização de Favelas” foi discutido por Edemar de Souza Amorim, presidente do Instituto de Engenharia”, Orlando Almeida, secretário Municipal de Habitação, Maria Teresa Diniz, arquiteta da Secretaria Municipal de Habitação e Marcos Moliterno, coordenador da Divisão Técnica de Meio Ambiente do Instituto de Engenharia. O mediador foi Francisco Christovam, diretor de Relações Externas do Instituto de Engenharia. 

O tema desta Mesa Redonda surgiu por causa de um questionamento do presidente Edemar de Souza Amorim em seu editorial publicado no Jornal do Instituto de Engenharia sobre os programas habitacionais do município. 

Em resposta, os profissionais da Secretaria de Habitação do Município de São Paulo vieram explicar os trabalhos de urbanização de favelas como as de Paraisópolis e de Heliópolis. 

Em sua apresentação, a arquiteta Maria Teresa Diniz mostrou que, hoje, são investidos 3,45% do orçamento do município na urbanização de favelas, contra 1,7% , em 2004. 

Em 1987, o total de favelas era de 2.035. Em 2008, esse número diminuiu para 1.586.
“Esse projeto é o maior da América Latina, atende um terço das populações de favelas. Temos 42 empreendimentos em andamento, 80.465 famílias beneficiadas e 11.643 unidades habitacionais. Cada unidade com um projeto arquitetônico diferente”, explica Maria Teresa. 

A arquiteta também falou sobre os programas de urbanização em áreas de mananciais, de intervenções em cortiços e de recuperação de loteamentos. 

Após a explanação, o secretário Orlando Almeida respondeu aos questionamentos do público e dos internautas. 

O programa completo de urbanização de favelas da prefeitura de São Paulo pode ser conferido no site www.habisp.inf.br

Em breve, a íntegra da 11ª Mesa Redonda estará disponível no site do Instituto de Engenharia.

Autor: Isabel Dianin