Pesquisa em Tecnologia de Produção inaugura convênio da UFSCar

O estudo e pesquisa em Gestão e Tecnologia de Produção é o foco inicial do convênio de colaboração universitária firmado entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidad Politécnica de Cartagena (UPCT), uma das quatro universidades politécnicas da Espanha. 

O convênio teve início em agosto e se estende por cinco anos. Esse prazo pode ser prorrogado pelo mesmo período ininterruptamente. 

O acordo prevê a possibilidade de intercâmbio de alunos e docentes da UFSCar e da UPCT, para atividades de ensino e pesquisa, com abrangência a várias áreas do conhecimento. No entanto, o foco inicial será para “Estudo e Pesquisa em Gestão e Tecnologias de Produção”. 

O convênio é resultado de trabalho conjunto desenvolvido pelo professor Miguel Ángel Borrás, do curso de Engenharia de Produção da UFSCar-campus Sorocaba, e pelo professor Narciso Arcas Lario, da Facultad de Ciencias Empresariales da UPCT. O primeiro contato aconteceu durante a realização de parte da pesquisa de doutorado de Borrás, na UPCT, em 2003. 

A pesquisa, sobre o tema “Coordenação de Qualidade em Cadeias de Produção Agro-Alimentares”, foi defendida por Borrás no Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção da UFSCar.
Embora o foco inicial seja na pesquisa, Borrás explica que um dos pontos fortes do convênio é investir no fortalecimento do ensino. 

– O intercâmbio de professores permite tornar o ensino mais cosmopolita – explica.
Outro ponto importante do intercâmbio, explica Borrás, é a localização geográfica de Cartagena em uma região considerada estratégica. O município espanhol tem economia baseada na produção de alimentos e é considerado como a “Horta da Europa”. 

O título é decorrente do fato do inverno nesta região acabar antes de outros locais. Esse fator propicia à Cartagena realizar uma boa colheita e vender com antecedência produto para toda a Europa. 

Um segundo fator é que a UPCT tem como um de seus parceiros a Marinha Espanhola. Esse fator alimenta a perspectiva de o intercâmbio propiciar pesquisas importantes em Gestão e Tecnologia de Produtos e Ciências de Materiais.

Autor: JB Online