São Paulo Cidade Digital

Com cerca de 11 milhões de habitantes espalhados pelos 1.530 quilômetros de extensão, o município de São Paulo não pára de crescer. Buscando acompanhar esse constante avanço, a Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da PRODAM (Empresa de Tec. da Informação e Comunicação do Município de São Paulo), e ainda com a parceria de entidades de classe deu início ao projeto São Paulo Cidade Digital. O objetivo é adequar a capital dentro dos padrões internacionais, através das implantações de sistema que darão suporte aos serviços prestados pelos órgãos públicos.

Mais do que a Internet grátis, a Cidade Digital irá suprir as necessidades atuais do cidadão, de forma eficiente e ainda solucionar problemas burocráticos, possibilitando o desenvolvimento social e econômico de São Paulo.

Para que esse planejamento seja executado de modo dinâmico, toda a tecnologia disponível será utilizada. O resultado desse trabalho será a ampliação dos serviços já existentes, além do desenvolvimento de novos programas, os quais proporcionarão ao cidadão mais comodidade e praticidade. Tudo isso, fortalecendo a inclusão digital que oferecerá treinamentos aos munícipes para que eles usufruam, com satisfação, de todos os serviços disponibilizados pela Prefeitura.

A Cidade Digital contribuirá ainda mais com a organização e inteligência em TI do município. Problema como o congestionamento, por exemplo, será resolvido por meio da informática. Ela é um instrumento que favorece e facilita a vida do cidadão, podendo também contribuir com soluções que possam diminuir o trânsito da cidade.

Com as informações da Cidade Digital, o município terá acesso a todos os dados dos habitantes, deste modo poderá conhecer seus problemas para planejar e executar as devidas soluções. Esta será uma das importantes ferramentas a fornecer toda assistência necessária aos munícipes. Além disso, através do portal da Prefeitura, o cidadão terá acesso a mais dados e informações sobre os diversos tipos de serviços disponibilizados pelos órgãos públicos.

Para consolidar essa implementação, é extremamente necessária a integração entre as entidades de níveis nacionais e internacionais, e, principalmente, entre a Prefeitura e o cidadão. Somente com essas parcerias, a cidade conseguirá ampliar e aperfeiçoar gradativamente todos os serviços de ordem pública, assim como atingir de maneira objetiva o resultado almejado.

Com isso, os paulistanos contarão com uma cidade mais comunicativa, dinâmica e, essencialmente, integrada, visando proporcionar aos seus habitantes serviços diferenciados com mais qualidade e agilidade. Assim, a Cidade Digital contribuirá para que São Paulo proporcione mais qualidade de vida a todos os seus cidadãos.

Autor: Assessoria de comunicação