Morre Olavo Egydio Setubal, do banco Itaú

Morreu nesta manhã, aos 85 anos, o empresário Olavo Egydio Setubal, presidente do conselho de administração da Itaúsa, holding que controla a instituição financeira Itaú.
O velório será realizado no Centro Empresarial Itaúsa, no Jabaquara, a partir das 16h de hoje e das 10h de quinta-feira. O corpo será cremado amanhã, em cerimônia privativa para os familiares.

Paulistano nascido a 16 de abril de 1923, o banqueiro Olavo Setubal se formou em engenharia em 1945, pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), e logo depois começou a trabalhar como professor-assistente no Instituto de Pesquisas Tecnológicas. 

Após juntar US$ 10 mil –história que sempre gostou de contar–, Setubal e um amigo fundaram a Deca, fabricante peças de fechadura e de torneiras. Em 1953, a companhia adquiriu uma indústria de válvulas de descarga. Com o sucesso, foi chamado por um tio para salvar o Banco Federal de Crédito, então com problemas financeiros. 

Assim, firmou de vez sua carreira como banqueiro ao assumir a direção da instituição em 1959, após a morte do tio. Em 1964, comprou o Itaú, cujo forte eram os clientes da área rural. Nos anos 70, após mais aquisições, ele já era o segundo maior banqueiro do país. 

Foi prefeito da cidade de São Paulo de 1975 a 1979, no período militar. De março de 1986 a fevereiro de 1987, ocupou a função de ministro das Relações Exteriores. Após sair da pasta, nunca mais retornou à presidência do Itaú. 

No final de 1974, foi criada a holding Itaúsa, que além do banco Itaú Holding Financeira (Itaú e Itaú BBA), congrega ainda operações industriais (Duratex, Itautec e Elekeiroz). 

Em 1978, foi eleito Eminente Engenheiro do Ano pelo Instituto de Engenharia.

Autor: Instituto de Engenharia – Fonte: Folha On Line