Congresso de Arbitragem encerra trabalhos

No último dia do 2º Congresso Internacional de Arbitragem na Engenharia, que contou com a presença de 55 palestrantes nacionais e internacionais, aconteceram três painéis e três mesas redondas. 

Com o tema “Um outro caminho na solução de conflitos, nas áreas de infra-estrutura e construção – Os Dispute Review Boards”, o terceiro painel teve como presidente Maçahico Tisaka, árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia e ex-presidente da entidade. 

A palestrante foi a francesa Mélanie Meilhac, gerente do ICC Dispute Resolution Services. Os debatedores foram Gilberto José Vaz, do Gilberto José Vaz Advogados; Jorge Pinheiro Jobim, conselheiro da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia; Júlio César Bueno, do Pinheiro Neto Advogados, e Marco Antônio V. Machado, diretor de Planejamento da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia. 

A quarta mesa redonda abordou “A experiência internacional em arbitragem de questões de engenharia. As PPPs: Cuidados e recomendações”. A presidência da mesa foi de Aluízio Barros Fagundes, sócio-diretor da Infra Engenharia e Consultoria. 

Como debatedores: Cláudio Dall’Acqua, presidente da União Panamericana de Engenheiros, representando Kris Nielsen; Lawrence Schaner, do Jenner & Block LLP (EUA), e Maurício Gomm representante das empresas Buchanan, Ingersoll & Rooney, dos Estados Unidos e Seleme, Lara, Coelho & Gomm Santos, no Brasil. 

O quarto painel falou sobre “A experiência brasileira: mescla de árbitros advogados e engenheiros”. O presidente da mesa foi Rui de Arruda Camargo, conselheiro da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia. 
O palestrante foi Carlos Alberto Carmona da Marques Rosado, do Toledo César & Carmona Advogados e co-autor da Lei Brasileira de Arbitragem (9307/1996), e os debatedores foram Enio Gazolla da Costa, conselheiro da 

Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia; Fernando Marcondes, do Marcondes, Rocha, Rubini Advogados Associados; e Juan Tomas Resck, diretor-secretário da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia. 

A quinta mesa redonda abordou sobre “Arbitragem e seguro – extensão da cláusula compromissória e a proteção aos interesses comuns das partes”. O presidente da mesa foi Paulo Cossa, árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia. 

Os debatedores foram: Carlos Eduardo Marcatto, da Energias do Brasil; José Américo Lombardi, diretor Jurídico do Conima; Laura Weiller, professora da Université d’Aix-Marseille III (França), e Renato Mandaliti, do Demarest e Almeida Advogados.

A última mesa redonda teve como tema “Outros métodos alternativos de resolução de disputas: conciliação e mediação”. Ricardo Issa, mediador da Câmara de Mediação e Arbitragem do
Instituto de Engenharia, foi o presidente da mesa. 

Como debatedores: Adolfo Braga Neto, do Oliveira Marques e Campanile Advogados; Lia Regina Castaldi Sampaio, vice-presidente da Área de Mediação do Imab; Maria Lúcia Pizzoti, juíza de Direito do Estado de São Paulo, e Wilson Recchi, diretor Institucional da Artesp.

Para terminar, o painel final tratou da “Utilização da arbitragem entre empresas privadas no âmbito do Mercosul”. A coordenadora técnica da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia,
Caroline Costa, foi a presidente da mesa. O palestrante foi o argentino Emilio Vogelius, da Beccar Varella. Como debatedores Ana Carolina Beneti, do Pinheiro Neto Advogados; Adriana Noemi Pucci, do Veirano Advogados, e Lauro Gama, do Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia.

O presidente do Instituto de Engenharia e o diretor-superintendente da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia fizeram o encerramento do congresso.

Ao final do evento, Caroline Costa sorteou o nome de Mauro Bernardes, que recebeu o notebook das mãos do presidente do Instituto de Engenharia.

Autor: Instituto de Engenharia