Atração de investimentos da iniciativa privada faz parte do plano de governo de Geraldo Alckmin

Geraldo Alckmin, candidato à prefeitura do município de São Paulo pelo PSDB, foi o terceiro convidado para o Ciclo de Debates – A engenharia, a construção e a indústria imobiliária discutindo São Paulo, que aconteceu hoje (6), no Instituto de Engenharia. 

O evento, que tem como objetivo convidar os quatro candidatos com maior índice nas pesquisas para discutir pontos da engenharia, da construção e da indústria imobiliária que consideram importantes para a futura gestão e, com isso, contribuir para o aprimoramento da administração municipal, já contou com a presença dos candidatos Marta Suplicy (PT) e Paulo Maluf (PP). 

O candidato começou sua exposição traçando em linhas gerais o seu plano de governo, que inclui, entre outros projetos, a revisão do plano diretor estratégico, a melhoria do trânsito com investimento, inclusive em tecnologia e r
Recursos humanos e a melhoria da qualidade do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental. Este último em parceria com o governo do Estado. 

Em seguida, ele respondeu às questões levantadas pelas entidades. Entre elas, a abertura da participação da iniciativa privada para o desenvolvimento da cidade que, segundo Alckmin, a exemplo dos programas de concessões e da participação público-privada – como foi feito na construção da Linha 4 do Metrô – são possibilidades de atração de investimentos que faz parte do seu plano de governo. 

A continuidade de investimentos no Metrô também foi questionada. O candidato reconheceu a prioridade desse meio de transporte, porém foi cauteloso em responder que é necessário recurso do governo federal para o aumento das linhas, e destacou que “o compromisso da gestão tem de ser com a melhoria do transporte coletivo, seja em ônibus, trem ou Metrô”. 

O estímulo à participação de empresas privadas voltou ao assunto quando foi exposta pelas entidades a necessidade de criar novas centralidades em regiões mais distantes e, com isso, criar pólos de investimentos. Alckmin concorda com a reivindicação e se comprometeu em potencializar uma agência de investimentos, além de simplificar a Lei de Uso do Solo. 

O comprometimento de a prefeitura exigir projetos detalhados para as obras, e dar atenção à sua manutenção foram outras solicitações expostas pelas entidades.
Alckmin encerrou o encontro destacando a importância de a prefeitura poder contar com a experiência e liderança das entidades organizadoras e lembrando que a engenharia é a profissão do desenvolvimento. 

Participaram da mesa o presidente do Instituto de Engenharia Edemar de Souza Amorim; Marlus Renato Dall’ Stella, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo (SINICESP); Sergio Tiaki Watanabe, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SINDUSCON – SP); João Batista Crestana, presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (SECOVI – SP); José Roberto Bernasconi, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (SINAENCO – Nacional) e Arlindo Virgílio Machado Moura, presidente da Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (APEOP). 

O candidato pelo DEM, Gilberto Kassab é o próximo e último convidado para o Ciclo de Debates, dia 13 de agosto.

Autor: Isabel Dianin