CBCA premiará projetos de construção em aço de estudantes de arquitetura

O CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço vai premiar os melhores projetos de estudantes de Arquitetura do país sobre o tema Pavilhão de Exposições e Convenções. Os vencedores do Concurso CBCA 2008 para Estudantes de Arquitetura serão conhecidos durante o Construmetal2008 – Congresso Latino Americano da Construção Metálica, dias 9 a 11 de setembro, em São Paulo. A equipe campeã representará o Brasil na versão internacional do concurso, organizada pelo Instituto Latino Americano de Ferro e Aço (Ilafa), que reúne representantes do México, Venezuela, Colômbia, Peru, Argentina e Chile. 

O Concurso CBCA tem como principal objetivo promover e incentivar o conhecimento do aço e suas tecnologias como material básico da construção civil, bem como incentivar seu uso em soluções inovadoras e industrializadas e suas múltiplas aplicações em estruturas, fundações, pavimentos, fechamentos e coberturas. “Queremos estimular o trabalho criativo dos estudantes de Arquitetura levando as estruturas de aço ao limite de suas possibilidades baseados no conhecimento das propriedades do material”, explica a gerente executiva do CBCA, Cátia Mac Cord Simões. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo site www.cbca-ibs.org.br. 

Mais sobre a premiação – Segundo Catia Mac Cord, a iniciativa do CBCA também visa incentivar o trabalho em equipe entre professores orientadores e estudantes, conjugando aspectos acadêmicos e profissionais no sentido de estimular o estudo e a elaboração de projetos de Pavilhões de Exposições e Convenções. Assim, cada equipe participante deverá ter orientação de um professor da sua escola. 

Os alunos integrantes das três equipes melhor classificadas receberão inscrições para o curso à distância sobre Introdução ao Uso do Aço, promovido pelo CBCA, além de manuais técnicos, livros e revistas sobre construções metálicas. Os professores orientadores dos dois melhores projetos também poderão acessar durante um ano todo o material disponibilizado pelo SCI – Steel Construction Institute. 

Caso o projeto campeão seja o vencedor no 1º Concurso Internacional ILAFA de Projetos de Arquitetura em Aço 2008, um aluno representante da equipe e o professor orientador ganharão viagem para Cancun, no México, para participarem da cerimônia de premiação. A comissão julgadora do Concurso CBCA 2008 também poderá conceder menção honrosa para projetos considerados relevantes. 

Concurso CBCA 2008
 Inscrições: www.cbca.ibs.org.br | Informações: [email protected] | Endereço para envio dos projetos: Avenida do Café 277 – Torre B – 8º andar – São Paulo – SP – CEP 04311-000 . 

Premiações do Concurso CBCA 2008: A equipe campeã Concurso CBCA 2008 receberá três inscrições gratuitas no Curso a Distância do CBCA, 15 Manuais Técnicos da Construção em Aço e 10 livros sobre arquitetura e construção em aço, além de assinaturas da Revista Arquitetura em Aço, editada pelo CBCA, e todos os manuais e livros que vierem a ser publicados ou patrocinados pela entidade ao longo de três anos. O professor orientador também ganhará uma inscrição anual gratuita no SCI – Steel Construction Institute, além das publicações do CBCA. 

A equipe vice-campeã ganhará duas inscrições gratuitas no Curso a Distância do CBCA e o professor orientador ganhará uma inscrição anual gratuita no SCI – Steel Construction Institute. Todos eles receberão 15 Manuais Técnicos da Construção em Aço; assinatura da Revista Arquitetura em Aço pelo período de dois anos e cinco livros sobre Arquitetura e Construção em Aço. 

A terceira equipe melhor colocada ganhará 15 Manuais Técnicos da Construção em Aço, assinatura da Revista Arquitetura em Aço pelo período de dois anos e uma inscrição gratuita no Curso a Distância do CBCA. Já o professor orientador receberá também cinco livros sobre Arquitetura e Construção em Aço. 

O calendário: 23 de junho a 20 de agosto – Divulgação do concurso | 23 de junho a 10 de agosto – Inscrições | 26 de agosto – Data limite para recebimento dos trabalhos | 8 e 29 de agosto – Julgamento dos trabalhos | 1 de setembro – Divulgação do vencedor | 4 de setembro – Inscrição do vencedor brasileiro no prêmio Ilafa | 9 de setembro – Entrega do prêmio no Construmetal 2008.

Autor: Portal Fator Brasil