Divisão de estrutura discute problemas em projetos de estruturas metálicas

No dia 19 de junho, a Divisão de Estruturas promoveu a palestra Estados limites de serviço em estruturas de aço, proferida pelo engenheiro Ivan Lipe Rodrigues. Ele apresentou quais são os principais problemas que acontecem em projetos de estrutura metálica. Os principais temas abordados foram rigidez e resistência. Ele fez sua explanação, mostrando casos de projetos desastrosos por terem sido mal realizados. 

O palestrante explicou que o requisito básico da Norma Asce/SEI 7 – 05 é que o sistema estrutural e seus elementos devem ser dimensionados de forma a possuir adequada rigidez afim de que possam limitar flechas, deslocamentos laterais, vibrações e outras deformações que possam afetar de maneira negativa, o uso previsto e o desempenho de edifícios e de outras estruturas. 

Rodrigues também discorreu sobre os estados limites de serviço, que são: corrosão, empoçamento em coberturas, flechas, vibrações e acelerações,deslizamento em ligações, fissuração, deslocamento lateral dilatação e contratação. 

Ele explanou quais as razões para o acúmulo de água em cobertura. Também falou sobre coberturas com membranas; coberturas metálicas (com telhas trapezoidais fixadas com parafusos passantes e telhas metálicas zipadas); fechamentos laterais (apoiados na fundação ou na estrutura de aço); quais são os problemas na construção de pisos elevados e onde devem ser aplicados flechas e contra-flechas.

Autor: Viviane Nunes