Japoneses mostram no Brasil sua tecnologia para construção em aço

CBCA e USP promovem no dia 23 sessão técnica durante o Simpósio Nipo-Brasileiro de Ciência e Tecnologia com participação de especialistas da Universidade de Kyoto e do Instituto de Tecnologia de Tóquio.
No ano em que se comemora o centenário da imigração japonesa no Brasil, há muito o que aprender com a moderna arquitetura e engenharia do mundo oriental. 

O Japão, um dos países mais freqüentemente assolados por terremotos e furacões, desenvolve as mais avançadas tecnologias no processo de construção em aço do mundo, considerada uma das mais seguras, limpas e sustentáveis formas de arquitetura e engenharia. Esta expertise será apresentada durante o Simpósio Nipo-Brasileiro de Ciência e Tecnologia, no dia 23 de junho, na Escola Politécnica da USP, em São Paulo. 

Para falar sobre o assunto, o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) e a Universidade de São Paulo (USP) convidaram especialistas brasileiros e japoneses. O evento contará com Toru Takeuchi e Koishi Yasuda, professores do Instituto de Tecnologia de Tóquio, e Eeichi Watanabe, professor emérito da Universidade de Kyoto. O arquiteto Roberto Inaba, consultor do CBCA, e Newton Massafumi Yamato farão apresentações sobre as construções metálicas no Brasil. 

A programação é coordenada por Eiichi Watanabe e por Valdir Pignata e Silva, professor da Escola Politécnica da USP. As inscrições são gratuitas. 

O Simpósio Nipo-Brasileiro de Ciência e Tecnologia, que acontece dias 23 a 25 de junho, terá ainda sessões especializadas em Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental e Semicondutores – materiais e dispositivos eletrônicos e fototônicos e semicondutores avançados. O evento é realizado em parceria com a Japan Society for Promotion of Science, CNPQ, Fapesp, Unip e Secretaria Estadual de Desenvolvimento de São Paulo. 

A Sessão B – Construção em Aço será realizada das 14h às 17h30, no Auditório de Engenharia Civil – Av. Professor Almeida Prado 83, sala 138. 

A ficha de inscrição pode ser acessada pela internet, no endereço http://www.dfn.if.usp.br/pagina-dfn/pesquisa/lacifid/html/100anos/ficha.pdf. 

Após preenchida, deve ser encaminhada para [email protected]. Mais informações: www.cbca.ib.org.br.

Autor: Portl Fator Brasil