Centro de Tecnologia do Bioetanol busca profissionais

O Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) abriu processo de seleção para profissionais de diversas áreas. 

Os classificados participarão do desenvolvimento da unidade de pesquisa que será instalada dentro do campus do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, em Campinas (SP).
Gerido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), o CTBE realizará pesquisas na área de mecanização de baixo impacto, de modo a preservar o solo e reduzir custos no plantio e na colheita, e sobre hidrólise enzimática, tecnologia ainda não comercial que, estudada em vários países, é utilizada para produção de etanol a partir de bagaço e palha de cana-de-açúcar. 

No Brasil, as fontes de matéria-prima de celulose são os resíduos da produção de cana-de-açúcar: a palha, que fica no campo após a colheita, e o bagaço da cana, resultante do processo convencional de produção de açúcar e etanol nas usinas. A hidrólise enzimática consiste em extrair moléculas de açúcar da celulose para convertê-las em etanol. 

O centro busca, nesse contexto, profissionais nas áreas de engenharia mecânica e engenharia de processo para participar de pesquisas na unidade piloto de processamento de bagaço de cana-de-açúcar em etanol. Está à procura ainda de engenheiros agrícola e mecânico para participar dos projetos de mecanização de baixo impacto. 

Para a realização de serviços de gestão e gerenciamento de processos e de implantação dos projetos, o centro selecionará gerente de projetos e, para assessorar e apoiar outras áreas e profissionais, contratará também secretária executiva e analista de sistemas. 

Mais informações: www.lnls.br

Autor: Agência FAPESP