Engenharia da computação vai do microondas ao notebook

“O engenheiro da computação está entre a engenharia elétrica e a ciência da computação. Toda a eletrônica do celular, o engenheiro eletricista sabe fazer. O software o cientista da computação sabe fazer. Mas os dois não se conversam”, exemplifica o coordenador do curso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Renato Ribas.

Todo produto que tenha componentes eletrônicos integrados a um software é objeto de trabalho do engenheiro de computação. E qual televisão hoje é somente eletrônica? Talvez só aquela antiga da casa da vovó ou da tia distante. Praticamente todo aparelho eletrônico tem uma programação. Nos carros, por exemplo, a injeção eletrônica e o computador de bordo dão emprego a engenheiros da computação.

Assim, de acordo com o coordenador do curso da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Akebo Yamakami, a formação abre espaço de trabalho em diversos ramos, nas áreas de tecnologia da informação, desenvolvimento de produtos, aplicações e serviços de indústrias e empresas, em centros de pesquisa, em universidades e no setor estatal.

Autor: G1