Dragagem de Aprofundamento terá Audiência Pública

A Audiência Pública para apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental – EIA e do respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA da Dragagem de Aprofundamento do Canal de Navegação, Bacias de Evolução, Berços de Atracação do Porto Organizado de Santos ocorrerá no dia 18 de junho próximo, às 18 horas, no auditório da Universidade Católica de Santos, na rua Dr. Carvalho de Mendonça, 144, bairro de Vila Mathias, em Santos. 

O aprofundamento para a navegação de navios com maior calado é um dos projetos de infra-estrutura prioritários para o Porto de Santos, por ser parte integrante do planejamento para a expansão da sua capacidade de movimentação para os próximos anos. 

O investimento permitirá ampliar a profundidade que varia de 12 a 14 metros para 15 metros e a largura do canal de navegação de 150 para 220 metros, possibilitando a navegação em mão dupla de embarcações e dando ao porto condições de receber navios de até 9 mil TEU. O projeto de aprofundamento envolve o derrocamento parcial de duas rochas existentes no canal de navegação, as pedras de Teffé e Itapema. 

Esse empreendimento, com investimentos estimados em R$ 207 milhões será custeado com verbas previstas no Plano de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal, e viabilizará Santos como porto concentrador de cargas. 

Santos vem ampliando sua movimentação física de cargas em função dos vultosos investimentos realizados pela iniciativa privada na última década, dotando os terminais de modernas instalações e alta tecnologia em equipamentos, o que refletiu num elevado ganho de produtividade, agregando maior demanda de escoamento do comercio exterior brasileiro. 

O crescimento do comércio mundial de mercadorias impulsionou a construção de navios de maior porte. O incremento do comércio com o Brasil, particularmente entre a Ásia e a Costa Oeste dos Estados Unidos fez surgirem os chamados navios Pós-Panamax, com 14,4 metros de calado. 

Assim, levando em conta a redução de custos representada pelo transporte nesses navios, Santos procura adequar sua infra-estrutura para recebê-los.

Autor: Assessoria de imprensa