Prorrogadas as inscrições para o 23° Prêmio Jovem Cientista

O 23° Prêmio Jovem Cientista, que a princípio, teria as inscrições abertas até o dia 21 de dezembro de 2007, teve a data prorrogada para o dia 8 de agosto de 2008. O prêmio, que é uma iniciativa do CNPq junto ao MCT, do grupo siderúrgico Gerdau e da Fundação Roberto Marinho, foi criado em 1981, durante a gestão do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque. 

O objetivo do concurso é popularizar a ciência e a tecnologia, promover a inclusão digital e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros. Este ano, a 23ª edição traz como tema “Educação para Reduzir as Desigualdades Sociais”. 

O prêmio será atribuído em cinco modalidades: graduado, estudante do ensino superior, estudante do ensino médio, orientador e mérito institucional. Será concedida, ainda, uma menção honrosa para pesquisadores com o título de doutor, em que será considerando sua qualificação, experiência, capacidade de formação e produção científica na área do conhecimento relacionado com o tema da premiação. 

Além da premiação em dinheiro e computadores, o CNPq concederá aos contemplados bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado ou pós-doutorado. 

O regulamento para o envio dos trabalhos pode ser obtido no site www.jovemcientista.cnpq.br. Informações complementares podem ser obtidas pelos telefones (61) 2108-9410 e 2108-9409.

Autor: Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica