Produção de aço aumenta 7%

A produção brasileira de aço bruto subiu 7,1% em abril ante igual período do ano passado, atingindo 2,9 milhões de toneladas, de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) na última sexta-feira. 

Em relação a março, no entanto, houve queda de 2%. As vendas internas de laminados subiram 19,4%, para 1,9 milhão de toneladas, puxadas pela alta de 13% na venda de aços planos, usados principalmente pelas montadoras de automóveis, e pelo crescimento de 29,9% em aços longos, mais utilizados pela construção civil. 

As placas tiveram um incremento de vendas da ordem de 79,6% no mercado interno, atingindo 37 mil toneladas. Já os blocos e tarugos registraram crescimento de 22,6% nas vendas de abril, subindo para 30,4 mil toneladas. 

Durante o mês de abril, as exportações de produtos semi-acabados subiram 9%, com destaque para a venda de placas de aço, em alta de 37,1% em relação há um ano, totalizando 361,6 mil toneladas. 

Em contrapartida, as vendas externas de blocos e tarugos despencaram 37,3%, atingindo o patamar de 99 mil toneladas. 

Todos os demais produtos de aço continuam apresentando queda de exportações devido ao deslocamento da produção para atender a forte demanda interna registrada ao longo dos últimos meses. 

As exportações de laminados caíram 39,1%, para 261,6 mil toneladas, com os laminados planos despencando 49,9% os longos 20,1%.

Autor: Gazeta Mercantil