Piso “verde” é destaque em evento de decoração para escritório

Luminárias de argila, piso de bambu e carpetes confeccionados com fios de náilon reciclados são exemplos de artigos sustentáveis que foram expostos nos estandes da 12ª Office Solution – feira de decoração para escritórios realizada na semana passada, em São Paulo.

O consumidor preocupado com o ambiente pode ficar animado. Das 190 empresas que participaram do evento, 10% ofereceram produtos certificados, 30% estão em processo de certificação, e 60% desenvolvem artigos nesse segmento.

Um exemplo desses produtos “verdes” são os pisos que dispensam aplicação de cera e outros impermeabilizantes.

O resultado é que no dia-a-dia o revestimento também exige uso menor de água e de produtos químicos na limpeza. A linha iQ Unique Surface Restauration é importada pela Ace.

Outra opção para piso são os carpetes modulares feitos de fibras naturais e sintéticas da empresa curitibana Verona, que tem filial em São Paulo.

Feito de bambu, o revestimento para piso que a Bamboolook traz da China tem cor de mel. A coloração é obtida num processo de prensagem e fervura que não interfere na resistência típica do material.

A empresa também lançou dois outros revestimentos confeccionados com fibras de bambu desfiadas e moídas. Já os móveis da Escriba têm selo de certificação de madeira da FSC (Forest Stewardship Council; www.fsc.org.br).
Prêmio – Projetos arquitetônicos “verdes” foram exibidos no 5º Grande Prêmio de Arquitetura, realizado junto com a feira.

Entre os destaques, condomínios de Santa Catarina com equipamentos de sustentabilidade. Eles têm aproveitamento de água de chuva e da ventilação natural, uso de energia solar e integração da mata nativa ao paisagismo.

Autor: Folha Online