Mutirão da carona: onze empresas da capital já aderiram à iniciativa

Onze empresas da capital paulista já estão montando estratégias para que seus funcionários participem do Mutirão da Carona, no dia 28 de maio. Peças de comunicação foram preparadas para serem distribuídas dentro das organizações e facilitar o diálogo entre os funcionários que moram em locais próximos e, muitas vezes, não sabem disso. Alguns estabelecimentos já possuem até um sistema na intranet para que os funcionários cadastrem o seu itinerário e encontrem pessoas que façam o mesmo caminho para ir ao trabalho.

O Mutirão da Carona pretende conscientizar a população das grandes cidades, principalmente as regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas, sobre a importância da carona para a redução, em curto prazo, dos congestionamentos e das emissões de poluentes. Segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) a taxa de ocupação média dos automóveis na capital é de 1,5 pessoa por veículo. Dos carros que trafegam pela cidade de São Paulo, 64% circulam apenas com o motorista. O Mutirão chega com a proposta de incentivar as pessoas a ocuparem os lugares ociosos nos seus carros.

Além das empresas que montaram estratégias para que seus funcionários dêem e recebam carona, ou revezem os seus veículos na ida ao trabalho, 22 instituições, entre empresas, bancos e shopping centers, estão divulgando o Mutirão entre os seus funcionários para incentivar as pessoas a aderirem à carona solidária.

As empresas podem registrar a sua participação no hot site do Mutirão (www.ambiente.sp.gov.br/mutiraodacarona) e também solicitar materiais de divulgação, como folders, cartazes, adesivos, bonés e camisetas. Na página on-line, há informações e dados sobre meio ambiente, poluição veicular e seus reflexos à saúde. Além disso, nos dias que antecederão o Mutirão serão distribuídos panfletos em pedágios falando da importância da carona solidária no combate ao trânsito e à poluição. Faixas e cartazes também serão colocados nas estações do Metrô e da CPTM.

No dia 28, haverá intervenções pela cidade, com distribuição de folders, adesivos, camisetas e bonés da campanha e a “multa legal” – uma forma lúdica de interagir com os motoristas que estiverem sozinhos em seu veículo, que vão receber uma “multa” fictícia com informações educativas sobre a importância da carona.

O Mutirão da Carona integra o Projeto Ambiental Estratégico “Mutirões Ambientais” da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Desde setembro do ano passado, o projeto já realizou quatro mutirões – Mutirão Verde (plantio e conservação de árvores), Mutirão Ambiental (“evite sacolas plásticas”), Mar Limpo (recolhimento de resíduo sólidos no mar), e Mutirão Azul (uso racional da água). Para este ano, estão programados, além do Mutirão da Carona, mais quatro mutirões: Um de recolhimento de lixo eletrônico (celulares, pilhas, baterias, etc), outro de reciclagem de óleo de cozinha, e, devido ao sucesso, a repetição dos Mutirões Ambiental (das sacolas plásticas) e Mar Limpo.

Autor: Assessoria de imprensa Secretaria do Meio Ambiente