VALE acerta parcerias com 3 estatais do Japão

A Vale e três companhias estatais japonesas assinarão acordos de cooperação financeira e tecnológica na quarta-feira para ajudar a promover o desenvolvimento de recursos naturais no exterior das empresas japonesas com a mineradora brasileira.

Segundo o acordo, a Nippon Export and Investment Insurance vai garantir até 2 bilhões de dólares para companhias localizadas no Japão que estão aderindo aos projetos de desenvolvimento de recursos naturais da Vale.

O Japan Bank for International Cooperation vai criar uma linha de crédito de até 3 bilhões de dólares para empresas japonesas.

“O acordo é direcionado a assegurar recursos que são vitais para o Japão por meio de laços mais estreitos com grandes companhias de recursos como a Vale”, informou um representante do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.

A companhia de exploração de recursos naturais Japan Oil, Gas e Metals National Corp, enquanto isso, vai compartilhar sua tecnologia de sensores de localização remota de minerais em países africanos usando satélites.

Em meio a preços de matérias-primas em alta acentuada, as mineradoras japonesas estão perdendo contra competição crescente gerada de grandes companhias globais e pelo aumento do poder da China na localização de minerais por conta de falta de recursos financeiros e know-how operacional.

Pedidos de apoio do governo para ampliar o acesso do Japão a petróleo e recursos minerais têm se ampliado enquanto a China aumenta esforços para assegurar fontes de matérias-primas com apoio governamental.

Autor: Reuters – Yuko Inoue