Programa Onda Limpa Sabesp inicia obras em Peruíbe

Nesta quarta-feira, 14/5, às 10h, a Sabesp dá início às obras de mais um lote do Programa Onda Limpa – o maior programa de saneamento ambiental do litoral paulista.

Desta vez, o evento marca o início das obras em Peruíbe, onde um investimento de mais de R$ 148.5 milhões se concretizará em 298 mil metros de redes coletoras, coletores tronco e interceptores assentados, 27.5 mil novas ligações domiciliares de esgotos e 18 estações elevatórias. Tudo isso permitirá que, em aproximadamente 4 anos, o município esteja com 95% de seu esgoto sendo coletado e recebendo tratamento e disposição final adequada.

A autorização para o início das obras será em um evento marcado para o cruzamento das Ruas Maria Ferreira de Araújo com Otto F. Pinvalsky, em Peruíbe, com a presença da Secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, do Presidente da Sabesp, Gesner Oliveira e autoridades estaduais, municipais e empresariais.

Vale lembrar

ONDA LIMPA – PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA

O que é o Programa Onda Limpa?
O Programa Onda Limpa é um dos maiores e mais importantes projetos de recuperação ambiental do litoral paulista, através da implantação e ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto.

– Qual é o objetivo do Programa Onda Limpa?
Garantir melhores condições de saúde pública e qualidade de vida à população.

– Quais são as metas do Programa Onda Limpa?
Aumentar o índice de Coleta de Esgoto da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), de 53% para 95% e o índice de Tratamento de Esgoto 100% até 2011.

-Qual o investimento previsto?
O Governo do Estado de São Paulo, através da Sabesp, prevê investimentos de R$ 1,23 bilhão no Programa Onda Limpa na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Quais serão os benefícios que o Programa Onda Limpa trará para a Região Metropolitana da Baixada Santista? 

>Aprimoramento das condições gerais de saneamento
>Redução dos índices gerais de mortalidade infantil
>Redução do número de internações por doenças de veiculação hídrica
>Melhoria da balneabilidade das praias
>Despoluição dos rios e canais
>Geração de cerca de 4 mil empregos diretos na Região Metropolitana da Baixada Santista, durante a execução das obras
>Ganhos significativos em termos de saúde pública, meio ambiente, desenvolvimento social e progresso econômico.

– Quando as obras ficarão prontas?
O prazo previsto para a conclusão das obras do Programa Onda Limpa é de 1440 dias. As obras foram iniciadas em Maio de 2007 e a previsão para que o sistema entre em operação em 2011.

– Qual é a área de abrangência do Programa Onda Limpa?
O Programa, beneficiará os nove municípios que compõe a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS – área de 2.737 km²) – Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Na RMBS existem 82 praias distribuídas em 162,5 km.

– Qual é a população beneficiada?
Esse conjunto de obras beneficiará uma população de, cerca de, 1,6 milhão de habitantes (residentes) e 1,35 milhão de pessoas em alta temporada. Ou seja, na alta temporada, a população chega a 2,95 milhões.

– Quais serão as obras do Programa Onda Limpa na Região Metropolitana da Baixada Santista?
1.175 km de redes coletoras, coletores-tronco, interceptores e emissários; 120 mil ligações domiciliares; 101 Estações Elevatórias de Esgoto; 7 Estações de Tratamento de Esgotos; Emissários Submarinos de Santos e Praia Grande.

Autor: Assessoria de imprensa