Vale arrenda planta de pelotização no Espírito Santo

A Vale anuncia que assinou contrato de arrendamento da usina de pelotização, situada no porto de Tubarão, em Vitória, no estado do Espírito Santo, de sua joint venture Companhia Coreano Brasileira de Pelotização (Kobrasco), por um prazo de cinco anos, com vigência a partir do dia 1 de junho de 2008. 

A Kobrasco, uma joint venture entre a Vale e a POSCO – a maior produtora de aço da Coréia do Sul e uma das maiores do mundo – em que cada uma detem participação de 50% no capital, tem como principal atividade a produção e comercialização de pelotas de minério de ferro. Em 2007, a Kobrasco produziu 4,9 milhões de toneladas métricas de pelotas e registrou lucro líquido de US$ 38 milhões. 

A Vale pagará pelo arrendamento um valor anual de modo a garantir a POSCO o mesmo nível de rentabilidade atual. Em contrapartida, a Vale passará a consolidar 100% das operações da Kobrasco em suas demonstrações financeiras, o que contribui para a simplificação e a maior transparência na divulgação de informações operacionais e financeiras. 

O arrendamento da planta da Kobrasco segue-se à transação semelhante envolvendo as duas usinas de pelotização da Nibrasco, anunciada em 30 de abril de 2008, sendo ambas consistentes com a estratégia da Vale de buscar continuamente oportunidades para a maximização de valor para o acionista. Com essas transações, a Vale amplia sua exposição ao negócio de minério de ferro e cria condições para aumentar a captura de sinergias em suas operações no porto de Tubarão, o que compreenderá a realização de ganhos de eficiência nos processos e na operação dos ativos.

Autor: Fator Brasil