Empresas terão metodologia internacional para medir gases de efeito estufa

As empresas brasileiras podem contar a partir de agora com uma metodologia internacional de cálculo para compreender, quantificar e controlar as emissões de gases de efeito estufa. Trata-se do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) que estará à disposição das empresas interessadas a partir do lançamento do Programa Brasileiro de Inventário Corporativo de Gases de Efeito Estufa. O programa, que será lançado nesta segunda-feira (12), às 9h, na sede do Ibama, é desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o World Resources Institute (WRI), com o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

O Programa Brasileiro GHG Protocol tem como principal objetivo desenvolver a capacidade técnica e institucional das empresas para auxiliar no gerenciamento das emissões de gases de efeito estufa, combatendo desta forma o aquecimento global. Sua utilização contribui para o desenvolvimento de ações de marketing socioambiental e vem sendo usado no Brasil por empresas como Petrobras, Natura, Bradesco e Votorantim. Programas semelhantes são desenvolvidos em países como Índia, China, México e Filipinas. As empresas que aderirem à iniciativa receberão treinamento sobre a aplicação da metodologia e elaboração de inventários que devem ser publicados ao final do projeto.

De acordo com a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Thelma Krug, o Programa GHG Protocol tem o apoio do MMA por se tratar de uma opção para empresas e instituições públicas, para a elaboração voluntária de seus inventários de gases de efeito estufa, incluindo orientação técnica e assegurando a abrangência adequada para a estimativa de emissões e remoções destes gases, de forma completa, consistente e transparente. Segundo ela, “o Programa prevê opções para o gerenciamento adequado das informações contidas nos inventários, permitindo que seus usuários implementem ações e medidas para reduzir suas emissões líquidas de gases de efeito estufa”.

As empresas que aderiram à iniciativa e são membros fundadores do Programa Brasileiro GHG Protocol são as seguintes: Anglo American, Banco do Brasil, o Boticário, Camargo Correa, Copel, Natura, Nova Petroquímica, Sadia e Wal-Mart.

Autor: MMA