Biocombustíveis será tema de Mesa Redonda

Na próxima quarta-feira, dia 14, às 20h, o Instituto de Engenharia promoverá, em sua sede, como parte das Mesas Redondas 2008, o debate ‘Biocombustíveis: sustentabilidade consciente’. O evento contará com a presença do professor Luiz Augusto Horta Nogueira, especialista em Planejamento Energético pelo Instituto de Economia Energética e consultor das Nações Unidas atuando, principalmente, em temas como álcool, análise energética, armazenamento térmico, biomassa, energia solar e estratificação. 

Os biocombustíveis são fontes de energias renováveis, derivados de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, plantas oleaginosas, biomassa florestal e outras fontes de matéria orgânica. Em alguns casos, os biocombustíveis podem ser usados tanto isoladamente, como adicionados aos combustíveis convencionais. Entre alguns exemplos, temos o biodiesel, o etanol, o metanol, o metano e o carvão vegetal. 

Hoje, esta base de fonte de energia está entre os principais assuntos da mídia por conta da especulação de ser a responsável pela crise dos alimentos e pelo aumento da inflação no mundo. 

Diversas entidades, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fundo Monetário Mundial (FMI), reclamam do desvio de parte da produção agrícola para a produção de biocombustíveis. O resultado, segundo eles, é que a oferta cai ainda mais em um momento de alta na demanda, causando a elevação dos preços. O caso mais criticado é o do milho, usado nos Estados Unidos para a produção de álcool, que levou à disparada do preço do produto no mercado internacional já no ano passado. Também criticam a substituições de lavouras tradicionais pelas de cana-de-açúcar, em um ataque direto ao Brasil –principal exportador de álcool do mundo e que usa a cana-de-açúcar para extrair o produto. 

Para mais detalhes sobre a programação e o palestrante, clique aqui

Autor: Isabel Dianin