Aberto o primeiro centro de inspeção ambiental veicular

Dando continuidade à implantação do Programa de Inspeção Ambiental Veicular da Prefeitura da Cidade de São Paulo, começou a funcionar no dia 2 de maio o Centro de Inspeção Ambiental Veicular Jaguaré. Este centro fará a inspeção dos veículos da frota diesel e tem capacidade para atender até 860 veículos por dia. A estimativa é que nesta fase inicial o centro atenda aproximadamente 480 veículos diariamente.

Até o final de setembro deste ano seis centros estarão em funcionamento para atender toda a frota a diesel cadastrada no município de São Paulo, cerca de 300.000 veículos segundo dados do DETRAN (caminhões, caminhonetes, ônibus e vans). Em 2009 estarão funcionando cerca de 35 centros, distribuídos por diferentes regiões da cidade de modo a atender toda a frota cadastrada – mais de 6 milhões de veículos.

Em 2008 serão inspecionados obrigatoriamente todos os veículos da frota diesel. Quem não fizer a inspeção terá seu licenciamento bloqueado no ano seguinte e estará sujeito a multa de R$ 550,00.

A fiscalização caberá aos órgãos competentes vinculados à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, ao Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) e à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Este ano, a partir de julho, serão chamados a fazer a inspeção veículos movidos a álcool, gás e gasolina que forem detectados como muito poluentes pelo sensoriamento remoto, sistema de que está em funcionamento pelas ruas da cidade desde novembro do ano passado monitorando o estado desta frota. No mesmo local também já está pronto o primeiro centro de inspeção para estes veículos (Av. Engenheiro Billings 2050).

Autor: Assessoria de comunicação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente