3° Congresso Mundial de Engenheiros será realizado em Brasília

A terceira edição do Congresso Mundial de Engenheiros WEC 2008 (World Engineers Convention) será em Brasília. O evento, que também é conhecido como Olimpíadas de Engenheiros, ocorrerá entre 2 e 6 de dezembro de 2008 e terá debates, fóruns, palestras, visitas técnicas, atividades culturais e intercâmbio.

O tema do congresso é Inovação com Responsabilidade Social. A organização estima que cerca de cinco mil profissionais, cientistas, pesquisadores, empresários, lideranças políticas e estudantes estarão presentes.

Paralelamente, acontecerão diversas atividades. Haverá o Fórum da Mulher, com o tema Papel das mulheres na engenharia mundial: perspectivas e desafios; o Fórum do Estudante e Jovens Engenheiros, com o objetivo de fortalecer os debates sobre formação profissional, mercado de trabalho e ética nas instituições de ensino de engenharia e a Expowec (Exposição Tecnológica Mundial), que trata de aspectos como a bioenergia, energia renovável e fontes alternativas.

Já está confirmada a participação do mexicano Mário J. Molina, engenheiro químico e vencedor do prêmio Nobel de Química em 1995; do alemão Achim Steiner, diretor-executivo do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambeinte) e do chinês Yi-Xin Zhong, professor da Universidade de Beijing e presidente da Associação Chinesa de Inteligência Artificial.

A WEC também pretende agregar uma série de eventos internacionais relacionados à engenharia. Entre eles, a Upadi (Convenção da União Panamericana de Associações de Engenheiros), a WCE (Convenção Mundial de Engenheiros Civis); o II Comav (Congresso Mundial de Avaliações) e o II Encontro de Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos países de língua portuguesa e castelhana.

A primeira edição do Congresso ocorreu na Alemanha (2002) e a segunda, na China (2005). A terceira edição está sendo organizada pelo Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) com parceria da Febrae (Federação Brasileira de Associações de Engenheiros) e da WFEO/FMOI (Federação Mundial das Organizações de Engenheiros). Há também a colaboração da ONU (Organização das Nações Unidas) e Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura).

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

Autor: Assessoria de imprensa

COMPARTILHAR