Tecnologia da Air Liquide permite produção de aço com captura de CO2

A Air Liquide acaba de desenvolver, construir e testar um projeto piloto que permite a separação do dióxido de carbono (CO2) dos demais gases produzidos pelos alto-fornos de grandes siderúrgicas, um passo pioneiro para diminuir o impacto ambiental da fabricação de aço no mundo. O trabalho é realizado no âmbito do projeto europeu Ultra Low CO2 Steelmaking (ULCOS), coordenado pela ArcelorMittal, que envolve siderúrgicas européias. 

A tecnologia da Air Liquide, combinada com uma reciclagem de alto-fornos, contribui para reduzir o consumo de carbono. A inovação permite, ainda, a retenção do gás puro a ser armazenado no subsolo. Os testes demonstraram a viabilidade do processo e confirmaram a melhoria da eficiência energética. A segunda fase do ULCOS vai incluir uma demonstração em escala industrial a partir de 2010. 

“A Air Liquide inova constantemente a fim de permitir aos seus clientes a melhoria e a eficiência dos seus processos e a redução das suas emissões poluentes”, afirma François Darchis, membro do Comitê Executivo da Air Liquide e vice-presidente de Engenharia e Tecnologias Avançadas. 

Hoje, o grupo gasta 60% do seu orçamento de investigação e desenvolvimento em projetos que contribuam para preservar o meio ambiente e a vida. “Amanhã, metade do crescimento do grupo será proveniente de ações ligadas ao ambiente”, conclui.

Autor: Fator Brasil