Simpósio internacional discute pontes e grandes estruturas

Com o objetivo de divulgar as recentes conquistas e as novas técnicas empregadas em grandes estruturas (como pontes e viadutos), a ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) promove, nos dias 6 e 7 de maio de 2008, o 1º Simpósio Internacional sobre Pontes e Grandes Estruturas.

O evento contará com palestras e debates de renomados engenheiros estruturais e especialistas neste tipo de estrutura, com destaque para o eng. Jacques Combault, atual presidente do IABSE (International Association for Bridge and Structural Engineering) e diretor técnico do Finley Engineering Group.

Com palestras agendadas para os dois dias, o convidado internacional abordará o estado da arte das estruturas no mundo e o projeto da Ponte Rion-Antirion (na Grécia), considerada a maior ponte suspensa do mundo.

Os detalhes do projeto e os números impressionantes da Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, construída sobre o Rio Pinheiros, em São Paulo (SP), – única ponte estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas ao mesmo mastro, também serão apontados em palestra a ser realizada pelo eng. Catão Francisco Ribeiro.

A evolução das pontes estaiadas, especialmente das brasileiras, também será abordada, assim como serão apresentados detalhes de grandes obras-de-arte como a ponte estaiada sobre o Rio Paranaíba (na divisa de Minas Gerais com o Mato Grosso do Sul), a Ponte sobre o Rio Orinoco (na Venezuela), o viaduto estaiado sobre a Rodovia Presidente Dutra (em Guarulhos – SP) e a Ponte Rio-Niterói (no Rio de Janeiro – RJ).

Destinado a projetistas de estruturas, engenheiros, construtores, arquitetos e estudantes, o evento será realizado no Anfiteatro do Prédio da Administração da EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo). As inscrições estão abertas e outras informações podem ser obtidas por intermédio do telefone (11) 3097-8591, e-mail [email protected] ou pelo site www.abece.com.br/pontes.

Autor: Assessoria de Imprensa da ABECE