Publicado edital para o leilão da UHE Jirau

A Aneel publicou no dia 11 de abril, no Diário Oficial da União, o aviso de convocação para o leilão de energia da usina hidrelétrica Jirau, que será construída no rio Madeira, em Rondônia. A íntegra do edital, cronograma e demais documentos estão disponíveis hoje no perfil Espaço do Empreendedor no link Editais de Geração/Leilão 005/2008 na página eletrônica www.aneel.gov.br. 

O leilão da segunda usina do Complexo do Rio Madeira será realizado no próximo dia 12 de maio, como definiu a portaria nº 148/2008, do Ministério de Minas e Energia (MME). O certame será realizado na sede da Agência em Brasília, por sistema eletrônico desenvolvido pela própria Aneel. Por delegação da Agência, parte da operacionalização ficará a cargo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 

A usina Jirau terá 3.300 megawatts (MW) de capacidade instalada e 1.975,3 MW médios de garantia física. O empreendimento deverá gerar energia a partir de 2013. 

O projeto inclui a instalação de 44 turbinas e a área do reservatório com 258 quilômetros quadrados. O prazo, contado desde a assinatura do contrato de concessão, até a implantação final do empreendimento é de 90 meses, equivalente a 7,5 anos. O valor total do investimento, avaliado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), para a construção da usina foi definido em R$ 8,7 bilhões, com data de referência de outubro de 2007. 

Cronograma – Pelo calendário estimado das atividades, a inscrição das empresas interessadas ocorrerá nos dias 28 e 29 de abril, em local a ser divulgado. No dia 30 de abril será realizado o aporte de garantias de participação e entrega das senhas de acesso ao sistema do leilão.

Autor: Boletim Energia Aneel