Fundação Vanzolini lança nova certificação para construções sustentáveis

A Fundação Vanzolini apresentou durante o Seminário Internacional Brasil França – Construção Sustentável, realizado no último dia 3 de abril, a primeira certificação para construções sustentáveis totalmente adaptada à realidade brasileira: Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental), primeiro resultado de uma parceria entre a Fundação Vanzolini e o Centre Scientifique et Technique du Bâtiment (CSTB) – instituto francês que é referência mundial em pesquisa na construção civil, e sua subsidiária Certivéa, em cooperação com professores do Depto. de Engenharia de Produção e de Engenharia de Construção Civil da Poli-USP. 

O Aqua é uma versão das normas de construção sustentável desenvolvida na França pela Associação HQE (Haute Qualité Environnementale). A adaptação foi feita por especialistas da Fundação Vanzolini e dos Deptos. de Engenharia de Produção e Construção Civil da Escola Politécnica da USP. “Diferentemente das normas que temos hoje no mercado, cujas certificações são feitas por meio de relatórios enviados à certificadora no exterior, o Processo Aqua prevê reunião e visitas dos auditores durante todo o processo de programa, concepção e realização da obra”, explica o diretor de certificação da Fundação Vanzolini, José Joaquim do Amaral Ferreira. 

Ferreira diz que outro diferencial importante do Aqua é que ele não se restringe à certificação de edifícios. “O Aqua atende à construção sustentável. E por construção você pode ter, por exemplo, desde um edifício até uma rodovia. O importante é a edificação atender os requisitos exigidos pela norma”, complementa. 

O Aqua estabelece 14 critérios de análise, e, em cada um deles, a edificação pode receber as qualificações: “bom”, “superior” ou “excelente”. “A edificação deve ter no mínimo três critérios excelentes e, no máximo, sete critérios bons”, afirma Ferreira. A certificação leva em consideração fatores, como relação com o entorno da obra; canteiro com baixo impacto ambiental; gestão de água, de energia e de resíduos; manutenção do desempenho ambientaldepois da entrega da obra; conforto higrotérmico (relativo à umidade e temperatura); conforto acústico, visual e olfativo; qualidade sanitária dos ambientes, da água e do ar, entre outros. 

O processo de certificação do Aqua prevê reuniões de auditorias durante três fases da obra: durante o planejamento, fase Programa; durante o projeto, fase Concepção; e na construção propriamente dita, fase Realização. “Dessa forma, na fase de elaboração do Programa do empreendimento, antes mesmo de começar a obra, o idealizador já pode submeter seus planos a uma auditoria. Isso significa que a obra já nasce comprometida com a sustentabilidade e certificada”, finaliza Ferreira. 

O referencial técnico do Aqua já está disponível no site da GEA (Aliança Ambiental Global, na sigla em inglês) – grupo que reúne especialistas de diversos países para a elaboração de um modelo universal para construções sustentáveis. O endereço é http://www.geaconstruction.com/. 

Este desenvolvimento Franco-Brasileiro representa a primeira experiência concreta da Aliança Ambiental Global para a construção. O grupo de trabalho que definirá os estatutos da GEA vai se reunir no próximo dia 28 de abril, na Embaixada Britânica em Paris. O encontro contará com a participação de representantes de mais de 22 países, como França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Líbano, Polônia, Argentina, Chile, Malásia e Brasil – este último representado pela Fundação Vanzolini.

Autor: Assessoria de imprensa Fundação Vanzolini