Ponte de aço Hercílio Luz é reabilitada em Santa Catarina

No início de abril, a ponte Hercílio Luz, que liga Santa Catarina à Florianópolis, passou a operar normalmente, após passar por uma grande reforma, iniciada em fevereiro de 2006.

Para os profissionais da área que desejam conhecer a ponte ou entender como foi o seu processo de reforma até sua reabertura, o Departamento Estadual de Infra-estrutura está oferecendo um convite à visitação, colocando à disposição dos interessados um atendimento especial técnico para acompanhamento in loco do resultado.

Para agendar a visita, basta entrar em contato com o Engenheiro responsável do DEINFRA, Antônio Carlos Xavier, pelo telefone (48) 3225-3300, ou pelo e-mail [email protected]

A ponte

A Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. O comprimento total é de 819,471 metros, com 259 metros de viaduto insular, 339,471 metros de vão central e 221 metros de viaduto continental.

A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14.250m³ de concreto. As duas torres medem 75 metros, a partir do nível do mar, e o vão central tem altura de 43 metros.

Fonte: Secretaria de Estado da Infra-estrutura de Santa Catarina e Wikipedia.

Autor: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais