Brasil deve produzir 60 milhões de toneladas de soja pela 1a vez

Condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento da safra de grãos e investimentos em novas tecnologias deverão levar o Brasil a colher cerca de 60 milhões de toneladas de soja pela primeira vez na temporada 2007/08, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no dia 7 de abril (terça-feira).

A estatal anunciou uma estimativa de produção de 59,988 milhões de toneladas, contra 59,6 milhões de toneladas previstas em março. Se a estimativa para 07/08 se confirmar, haverá um crescimento de 2,7 por cento na comparação com a temporada 06/07, quando a produção atingiu 58,3 milhões de toneladas.

A Conab estimou a produção de milho 07/08 também em um recorde de 56,23 milhões de toneladas, contra 55,3 milhões no levantamento de março, um aumento significativo na comparação com a safra passada, estimada em 51,3 milhões de toneladas.

Com o crescimento das duas principais culturas de grãos do Brasil, o país terá uma safra total superior a 140 milhões de toneladas, conforme adiantou à Reuters o presidente da Conab, no final em março.

“O principal motivo para a manutenção desse recorde está nas boas condições climáticas registradas nos últimos quatro meses e na melhor distribuição das chuvas em todo o país, principalmente no Nordeste. O aumento na produtividade do milho primeira safra e da soja, impulsionado pelos bons preços no mercado e pelo uso de novas tecnologias, também contribui para esse crescimento”, informou um comunicado da Conab.

A estatal ligada ao Ministério da Agricultura estimou a safra total de grãos em 140,77 milhões de toneladas, ante 139,3 milhões de toneladas em março, com um crescimento de mais de 9 milhões de toneladas na comparação à produção passada, de 131,7 milhões.

Técnicos da Conab ressaltaram que as condições foram tão favoráveis que a “produção nacional de grãos do período 2007/08 já supera em 17,7 por cento o número do intervalo superior projetado no início desta safra, em outubro do ano passado”.

Em contrapartida, a área total plantada com grãos no país é apenas 1,1 por cento maior, passando de 46,2 milhões de hectares do ciclo passado para 46,7 milhões hectares, o que evidencia os ganhos de produtividade.

Agricultores nas principais regiões do país estão em plena colheita de soja e do milho primeira safra. .

Autor: Reuters – Roberto Samora