Escola do Senai-SP expõe técnicas de construção sustentável na Feicon Batimat 2008

De 8 a 12 de abril, a Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo irá demonstrar, durante a 16ª Feira Internacional da Construção Civil (Feicon Batimat), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, processos construtivos que contribuem para a preservação ambiental. Também serão ministradas, de hora em hora, palestras com 20 minutos de duração sobre o tema.

No estande de 100m² da entidade, o público poderá conferir ainda soluções, equipamentos e dispositivos voltados à construção sustentável. Entre os temas que serão abordados, destacam-se: técnicas de reuso da água; calçada ecológica que absorve a água e evita enchentes; dicas de uso racional de energia elétrica e de aplicação de sistema de captação de energia solar; diferentes formas de coleta seletiva de lixo; e gestão de resíduos da construção civil.

Haverá explicações sobre como um moinho pode, no próprio canteiro de obras, transformar resíduos (resto de blocos, argamassa, telha, cerâmica etc.) em uma “farofa” que pode ser reutilizada como contra-piso, calçada, rejunte e acabamentos internos em geral.

Para o diretor da escola, Carlos Eduardo Cabanas, a participação do Senai-SP no evento é uma forma de mostrar a visão da entidade sobre o profissional de hoje e a importância da implementação de sistemas que minimizem os impactos ambientais causados pelo setor.

“Nosso objetivo é reforçar para o setor a importância da capacitação profissional com atitude ambiental”, diz Cabanas. “O profissional completo precisa ter consciência sobre o meio ambiente e as maneiras de preservar nosso ecossistema.”

No espaço, canteiros de obras servirão de salas de aula para a realização das palestras sobre diferentes áreas da construção civil, como hidráulica, elétrica, revestimentos e pedreiro, sempre com enfoque na construção sustentável. Além de demonstrações sobre os métodos de capacitação profissional da escola, serão sorteados para os participantes materiais didáticos.

Todas as técnicas apresentadas pelo Senai-SP na Feicon foram desenvolvidas em conformidade com as normas do Selo Verde – certificado formulado por ONGs de diversos países, que determina o conjunto de normas para regular o comércio de produtos provenientes das florestas tropicais por meio de acordos internacionais.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) também será representada na feira, por meio de um estande, no qual dez empresas francesas apresentarão seus trabalhos às lideranças empresariais brasileiras. O objetivo é estreitar os laços comerciais no setor entre os dois países. O encontro é resultado da parceria entre o Departamento da Indústria da Construção (Deconcic), da Fiesp, e a Missão Econômica Francesa.

Somente profissionais do setor podem participar da Feicon Batimat 2008. Mais informações no site www.feicon.com.br.

Autor: Agência Indusnet Fiesp – Lígia Juliano