IPT e Instituto de Criminalística encerram perícia na linha 4 do metrô de São Paulo

O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e o IC (Instituto de Criminalística) encerraram os trabalhos periciais na cava da futura Estação Pinheiros da Linha 4 (Amarela) do Metrô no dia quatro de abril. Os técnicos do IPT e do IC se dedicam à análise das informações obtidas para elaboração do relatório final.

Os trabalhos de escavação e perícia no local do desabamento das obras da Estação Pinheiros se encerraram seis meses depois do previsto pelo MPE (Ministério Público Estadual de São Paulo). O cronograma determinado pelo TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) previa o fim dos trabalhos na cratera até 17 de outubro do ano passado.

O IPT estima que o laudo seja concluído até maio. Já o IC, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que não há um prazo para entregar o laudo. Anteriormente, o MPE havia anunciado que o laudo final seria entregue em agosto.Os laudos dos dois institutos, complementares, serão entregues ao MPE. Enquanto o IPT analisa questões técnicas, como obediência às NRs, o IC apontará aspectos judiciais, como imperícia, negligência ou imprudência pelos responsáveis da obra. O promotor Arnaldo Hossepian Junior, um dos responsáveis pelo inquérito, não foi localizado para comentar a questão.

Apesar da liberação do canteiro para execução das obras pelo MPE, o Consórcio Via Amarela (Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Correa e Andrade Gutierrez) não retomará as obras porque a SRTE/SP (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo) ainda não liberou a obra. A assessoria de imprensa da SRTE informou que o órgão está analisando os documentos enviados e que existe a possibilidade de realização de uma nova perícia no local. Já o MPE liberou o canteiro de obras para a continuidade da execução da obra logo após a finalização dos trabalhos dos técnicos, no dia 05 de abril.

Autor: PINIweb – Rafael Frank