Paulistanos são a favor da ampliação do rodízio, mostra pesquisa Datafolha

A proposta de cobrança de pedágio no centro de São Paulo é reprovada por 74% dos paulistanos, segundo pesquisa feita pelo Datafolha publicada pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal), mas a população aceita a ampliação do rodízio de veículos para dois dias por semana. 

Segundo a pesquisa, cerca de 79% dos entrevistados também é contra o pedágio nas principais vias, como as marginais. O trânsito, por sua vez, é considerado ruim ou péssimo por 87% dos paulistanos. Entre as medidas de combate ao problema, 56% se dizem a favor de ampliar de um para dois os dias de rodízio por semana, mas significativos 39% são contra a idéia. 

A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 25 e 26 de março com 1.089 pessoas maiores de 16 anos. 

O alto índice de reprovação ao trânsito ocorre em um período de recordes sucessivos de congestionamento de manhã e à tarde. Na última quinta-feira (3), por exemplo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou 229 km de lentidão na cidade, o maior índice do ano no período da noite. 

A chuva e os alagamentos contribuem para aumentar os congestionamento, que atingiram 27,5% dos 835 km de vias monitoradas na capital.
Em março, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciou um pacote para aliviar o trânsito da cidade. Na ocasião, foram anunciadas obras em 19 pontos, readequação de permissão de estacionamento em ruas, mudanças de sinalização e sugestão de 175 rotas alternativas. 

Na semana passada, o prefeito anunciou a restrição de carga e descarga de caminhões em parte do centro expandido da cidade das 5h às 21h. Outra mudança no trânsito será a inclusão dos caminhões no rodízio de veículos, também no prazo de 45 dias. A restrição entra em vigor em 45 dias.

Autor: Folha Online