Crescimento no setor de Construção Civil

O setor de construção civil está em crescimento, de acordo com dados apresentados pelos organizadores da 16ª Feicon Batimat (Feira Internacional da Indústria da Construção) e 11ª Expolux (Feira Internacional da Indústria da Iluminação), que acontece entre os dias 8 e 12 de abril, no Anhembi.

Na coletiva de imprensa, realizada ontem (02/04), estiveram presentes as seguintes entidades apoiadoras: Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), Siamfesp (Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo), Sincomavi (Sindicato do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros de São Paulo), Abramat (Associação Brasiliera da Indústria de Materiais de Construção), Afeaço (Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Aço), Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação), Sindilux (Sindicato da Indústria de Lâmpada e Aparelhos Elétricos e Iluminação do Estado de São Paulo) e Anicer (Associação Nacional da Indústria Cerâmica).

Segundo Dílson Ferreira, presidente da Abrafati, isto aconteceu por causa dos juros em queda e prazos mais longos; grande aumento na disponibilidade de recursos; incentivo do governo à construção civil, além da propaganda e promoção. Apenas no segmento de tintas, o crescimento foi de 8%. “Acompanhamos o aumento da construção civil, que nos primeiros meses do ano foi de 15%”, comentou.

Outro ponto apresentado pela Anamaco foi a mudança de categoria sócio-econômica, alcançada por 20 milhões de brasileiros que, em função da renda, migraram para a classe C. “Isto fez com que o gasto familiar com habitação, em todas as classes, subisse 13,4% no bolso do consumidor. Neste contexto, os gastos com material de construção cresceram 19%, em comparação a 2006”, completou o presidente da entidade, Cláudio Elias Conz.

Um dado relevante, apresentado por Conz, foi a falta de logística, com o boom da construção civil. “O aumento das vendas não corresponde ao aumento de frotas de caminhões para transporte e a escolha dos fretes para caminhoneiro será natural”.

A Feicon – Num espaço de 80 mil m², estarão 600 expositores, com a presença de mais de 30 países. A expectativa de visitantes é de 170 mil pessoas, das quais 80% é formada por engenheiros, arquitetos e construtores e 20% por quem está construindo ou reformando.
Jair Saponari, diretor da Feicon Batimat e Expolux, disse que esta feira gera 20% do faturamento anual das empresas participantes. O valor de negócios esperados para esta feira é de R$ 350 a 400 milhões.

Os interessados, em participar da feira, devem inscrever-se pelo site: www.feicon.com.br.

Autor: Viviane Nunes